Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

08 Outubro de 2019 | 20h39 - Actualizado em 11 Outubro de 2019 | 17h07

JMPLA avalia candidaturas

Luanda - A JMPLA está reunida na 5ª reunião extraordinária, nesta terça feira, em Luanda, para aprovar os documentos a submeter ao seu 8º congresso ordinário, que vai eleger entre Domingos Betico e Crispiniano dos Santos o novo primeiro secretário nacional.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Porta-voz, Nuno Carnaval da 8ª reunião extraordinária da JMPLA, Nuno Carnaval

Foto: Rosário dos Santos

O actual Sérgio Luther Rescova é governador da província de Luanda. 

Segundo o porta-voz, Nuno Carnaval, entre os documentos ao congresso, a realizar-se de 10 a 12 deste mês, estão também  as propostas de alteração aos estatutos e de o ajustamento ao plano programático 2019/2024.

O plano programáticos está relacionado com as políticas públicas para a juventude e a sua participação no processo autárquico.  

O plano programáticos orienta para uma maior abertura da organização para a cidadania participativa, na luta contra o desemprego e promoção do empreendedorismo. 

Estimula a participação na preparação e realização do processo autárquico.  

As alterações aos estatutos devem elevar a participação dos juvens na revitalização das organizações de base na visão dos desafios eleitorais autárquicos. 

Deverá limitar a idade a cargos de direcção e permitir candidaturas com menos de 30 anos. 

O comité nacional vai pronunciar-se sobre as candidaturas a membros deste órgão e ao cargo de primeiro secretário nacional, já analisadas pelo Bureau Político do MPLA. 

Parte dos 225 membros do comité nacional cessa por ter passado dos 35 anos de idade. 

De acordo com Nuno Carnaval, o congresso deve criar bases para novos desafios como o rejuvenescimento da organização congregando jovens fora dos partidos políticos.  

Testemunharam o curso da 8ª reunião extraordinária da JMPLA  o secretário geral do MPLA, Paulo Pombolo, o secretário do Bureau Político para organização e inserção social, Jorge Dombolo. 

Assuntos Angola   JMPLA   MPLA   Política  

Leia também
  • 11/10/2019 13:05:41

    OMA defende resgate dos valores da honestidade

    Luena - A secretaria-geral da Organização da Mulher Angolana (OMA), Luzia Inglês, defendeu nesta sexta-feira, no Luena, província do Moxico, a necessidade de se resgatar a cultura e os valores da honestidade e recorreu a mandamentos bíblicos sobre a lealdade.

  • 11/10/2019 12:39:20

    Angola aponta causas do fluxo de refugiados em África

    Luanda - O secretário de Estado para as Relações Exteriores, Tete António, reconheceu quinta-feira, em Genebra (Suíça), que o fluxo de refugiados registado em África é fruto dos conflitos e das dificuldades socioeconómicas que o continente ainda enfrenta.

  • 11/10/2019 12:16:47

    Angola destaca importância da paz na RCA para sub-região

    Luanda - O representante Permanente de Angola junto da União Africana (UA), Francisco da Cruz, considerou na quinta-feira fundamental a paz na República Centro-Africana (RCA), para a estabilidade na sub-região.

  • 11/10/2019 05:27:10

    Novos magistrados reforçam PGR no Cuanza Norte

    Ndalatando - A Procuradoria-Geral da República (PGR) na provincial do Cuanza Norte conta, desde quinta-feira, com nove novos magistrados, que vão substituir colegas seus transferidos para outras regiões do país.