Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

23 Setembro de 2019 | 11h20 - Actualizado em 23 Setembro de 2019 | 12h01

MAT colhe experiência senegalesa da gestão de recursos

Dakar - O ministro da Administração do Território e Reforma do Estado, Adão de Almeida, inteirou-se da experiência da gestão dos sectores da saúde, educação, acção social e urbanismo do conselho municipal da Ilha senegalesa de Goree.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Adão de Almeida encabeça uma delegação que se encontra desde domingo no Senegal, com o objectivo de obter experiências sobre autarquias e boas práticas, no âmbito do projecto "Aprender com o Mundo".

O objectivo fundamental desta missão angolana é a troca de experiências e de boas práticas sobre a organização e o funcionamento do poder local.

No seu primeiro dia de trabalho, a delegação angolana foi informada, durante visita guida, sobre a forma como esta Ilha faz a gestão dos recursos naturais, programas da juventude, desportivos, culturais, acções sociais, urbanismo e habitação.

A participação da população na gestão da comunidade foi realçada na apresentação feita pelo prefeito Augustin Senghor.

Adão de Almeida e a delegação visitaram, igualmente, a "Casa dos Escravos", onde receberam informações sobre a historia daquela Ilha e do tráfico de escravos, bem como sobre o sistema de gestão ambiental deste local, cuja história data de 1500, transformada em zona habitacional em 2002.

No fim, foi oferecido ao ministro Adão de Almeida uma réplica do mapa geográfico da Ilha de Goree e um certificado que o atesta como cidadão honorário da referida área.

O governante agradeceu à hospitalidade e ao gesto dos anfitriões e disponibilizou-se para, futuramente, receber uma missão de Goree como visitante da Ilha do Mussulo, em Luanda.

A comitiva integra o embaixador de Angola na Guiné-Bissau, Senegal e Gâmbia, Daniel Rosa, os governadores provinciais do Uíge, Cuanza Sul e Cunene, Pinda Simão, Job Capapinha e Virgílio Tyova, respectivamente, responsáveis da Casa Civil da Presidência da República, assessora do vice-presidente da República, além de técnicos dos Ministérios da Administração do Território e Reforma do Estado, das Finanças e das Relações Exteriores.
 

Leia também
  • 23/09/2019 06:21:56

    Manuel Augusto ressalta reformas do PR para bem-estar social

    Nova Iorque (Dos enviados especiais) - O ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, declarou, em Nova Iorque, que as reformas levadas a cabo pelo Presidente João Lourenço começam, em breve, a surtir efeitos positivos na vida dos cidadãos.

  • 21/09/2019 23:57:45

    Eleito novo secretário da Jmpla na província do Moxico

    Luena - O secretariado provincial da Jmpla, organização juvenil do MPLA, no Moxico, conta desde hoje, sábado, com um novo 1º secretário, Gabriel Manuel Sachamuaha, eleito na sua 10ª assembleia ordinária.

  • 21/09/2019 14:15:35

    Resenha: Bienal de Luanda desperta atenções

    Luanda - A realização da Bienal de Luanda- Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz, destacou-se entre o noticiário político da semana, que hoje, sábado termina.