Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

14 Setembro de 2019 | 17h32 - Actualizado em 14 Setembro de 2019 | 17h31

MPLA reafirma pertença de todo legado de Neto

Cuito - O primeiro secretário do MPLA no Bié, Pereira Alfredo, reafirmou, hoje (sábado), no Cuito, que o legado deixado pelo fundador da Nação e primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, é pertença de todos os angolanos, sem excepção.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Militantes do MPLA no Bié

Foto: Leonardo Castro

Primeiro secretário do MPLA no Bié, Pereira Alfredo

Foto: Leonardo Castro

Pereira Alfredo teceu estas considerações num acto de massas em homenagem ao Herói Nacional, decorrido no Cine Sporting Club do Bié, dirigido aos militantes do MPLA no município do Cuito.

Na ocasião, o político realçou as valências de Agostinho Neto, apresentadas desde cedo no processo de luta pela independência de Angola e não só, sendo que tais acções o catapultaram ao estatuto de um dos ícones da revolução em África.

Para si, honrar a memória do fundador da Nação e primeiro Presidente de Angola, pressupõe a preservação da independência nacional, soberania do país, integridade territorial, bem como a manutenção da Paz, conquistada a 4 de Abril de 2002.

Nesta conformidade, Pereira Alfredo reiterou o compromisso do MPLA face ao processo de reconciliação entre os povos, para juntos trabalhar no sentido de desenvolver rapidamente o país conforme os desejos de Neto.

Na sua mensagem, a primeira secretária provincial da OMA, Amélia Calumbo Quintas, defendeu o reforço dos programas de diversificação da economia do país como um dos ítens para se continuar a honrar a memória de António Agostinho Neto.

Por sua vez, o primeiro secretário da JMPLA na província, Alfredo Vieira Kapitango, eleito na última sexta (13), disse que o contributo do fundador da nação resume-se em todas as etapas da vida dos angolanos e, para tal, pede mais atenção à franja, de modo a fortalecer o patriotismo naquele seio. 

A actividade insere-se na jornada comemorativa do 17 de Setembro, Dia do Fundador da Nação e do Herói Nacional,  António Agostinho Neto, nascido na vila de Ícolo e Bengo (então província do Bengo), nesse dia em 1922. Faleceu, por doença, a  10 de Setembro de 1979 em Moscovo (capital da Rússia).

Médico, escritor, poeta e político e nacionalista, se estivesse em vida Agostinho Neto completaria 98 anos de idade.

No quadro da  jornada comemorativa, a nível do Bié, são realizadas várias actividades culturais, desportivas e recreativas nos municípios do Cuito, Cuemba, Andulo, Chinguar, Chitembo, Cunhinga, Camacupa, Nhârea e Catabola. Este último vai acolher o acto político  provincial a 17 de Setembro.  

Leia também
  • 13/09/2019 23:56:16

    MPLA reafirma confiança ao PIIM na solução dos problemas

    Cuito - O primeiro secretário do MPLA, no Bié, Pereira Alfredo, reafirmou, hoje (sexta-feira), no Cuito, que o Plano Integrado de Intervenção nos Municipais (PIIM) vai dar soluções aos problemas que continuam afligir a juventude e populações no geral, na província e não só.

  • 10/09/2019 17:45:39

    Caso Chinguar: Ex-gestora "arrola" antigo governador do Bié

    Cuito - A ex-administradora do Chinguar, Beatriz Napende Diniz, alegou hoje (terça-feira), em Tribunal, que os actos que praticou no exercício das suas funções foram em cumprimento de ordens do ex-governador provincial do Bié, Álvaro de Boavida Neto.

  • 04/09/2019 23:17:59

    Bié precisa de equipas de sensibilização sobre riscos de minas

    Cuito - A Comissão Nacional Inter-sectorial de Desminagem e Assistência Humanitária (CNIDAH) prevê constitui, na província do Bié, um total de nove equipas de sensibilização sobre os riscos de minas, para reduzir o número de acidentes, que tem sido recorrentes na região.