Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

14 Setembro de 2019 | 17h50 - Actualizado em 14 Setembro de 2019 | 17h50

Cuando Cubango: Vice-governadora reitera visão e empenho de Neto

Menongue - A vice-governadora da província do Cuando Cubango para o sector Político, Social e Económico, Sara Luísa Mateus, reiterou hoje, sábado, que a dimensão política e diplomática de Neto ultrapassa as fronteiras geograficamente, resumindo-se num reflexo positivo no Continente Africano, sobretudo na região austral.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ao discursar no acto provincial do 17 de Setembro, data do aniversário natalicio do primeiro Presidentede Angola,  António Agostinho Neto, realçou que o presságio segundo o qual, “Na Namíbia, no Zimbabwe e na África do Sul está a continuação da nossa luta”, foi bem cumprido por si e pelos seus auxiliares.

Argumentou que fruto da sua entrega à causa libertadora dos povos, o Zimbabwe e a Namíbia ascenderam igualmente à independência, assim como contribuiu para o fim do Apartheid que era um regime de descriminação racial na África do Sul, bem como a libertação de Nelson Mandela.

Segundo a dirigente, outro princípio defendido por Neto dá conta que “Angola é, e será por vontade própria, trincheira firme da revolução em África”, princípio que tem respaldo na situação política que o país viveu.

“Foi notório observar num passado muito recente, os pronunciamentos em prol da consolidação da paz e segurança nos mais variados organismos internacionais, com destaque para o bloco regional da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, a Comissão Internacional da Região dos Grandes Lagos, entre outros, defendendo o diálogo como o principal meio para se encontrar consenso político nos Estados”, frisou.

Lembrou que Neto contribuiu para a edificação dos pilares da libertação de África e foi um humanista, nacionalista e acima de tudo intelectual e um dos maiores catalizadores da consciência nacional e da sua história recente, constituindo-se no produto que galvanizou todas as forças vivas da nação, tendo emergido e ensinando o seu povo, o princípio da Unidade Nacional.

Indicou, por outro lado, que o fundador da Nação defendia o princípio segundo o qual, “De Cabinda ao Cunene um só povo, uma só nação”, bem como a crença no sonho pelo bem-estar social do povo.

Sobre o lema escolhido para as comemorações deste ano, “Unidos no resgate dos valores da pátria”, disse expressar bem a preocupação do Executivo sobre a obrigatoriedade de se continuar a incutir nos cidadãos, a necessidade do respeito pelo próximo e pelas suas ideais, o espírito de convivência harmoniosa e democrática, bem como do patriotismo e de unidade.

Porém, acrescentou, este lema reforça também a urgente necessidade de se continuar a transmitir os princípios balizares para a construção de uma sociedade aberta e democrática que prima pela preservação das conquistas já alcançadas, que respeita e defende os principais símbolos de soberania nacional e valoriza o sentimento de angolanidade.

Participaram do Acto Provincial das Comemorações do 97º aniversário do Fundador da Nação, Deputado à Assembleia Nacional, Magistrados Judiciais e do Ministério Público, Delegados e Directores das instituições públicas, entidades religiosas e tradicionais, entre outros convocados.

Leia também
  • 14/09/2019 13:12:33

    Resenha: Agenda presidencial marca noticiário político

    Luanda - A intensa agenda, nacional e internacional, desenvolvida pelo Presidente da República, João Lourenço, marcou o noticiário político da semana que hoje, sábado, termina.

  • 13/09/2019 20:08:50

    UNITA apresenta estratégias para atenuar efeitos da seca

    Lubango - O Grupo Parlamentar da Unita propôs hoje, sexta-feira, no Lubango (Huíla) , ao governo a criação de um grupo de trabalho para definição dos planos “fome zero” e de “emergência alimentar”, com objectivo de acudir às vítimas da seca da região sul do país.

  • 13/09/2019 19:54:23

    PR aponta caminhos para fomento da habitação

    Luena - O Presidente da República, João Lourenço, apontou hoje, sexta-feira, no Luena, a criação de indústrias de materiais de construção civil como uma via para solucionar a problemática de habitação no país.