Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

03 Maio de 2019 | 12h12 - Actualizado em 03 Maio de 2019 | 14h08

PR convidado para Conferência de Tokyo sobre Desenvolvimento

Luanda - O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, foi convidado oficialmente pelo primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, a participar na 7ª edição da Conferência Internacional de Tokyo para o Desenvolvimento Africano, a decorrer no Japão, em Agosto do corrente ano.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto

Foto: Pedro Parente

Presidente da República ( à dir. ), João Lourenço, recebe ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, Taro Kono

Foto: Pedro Parente

O convite foi entregue formalmente hoje (sexta-feira), em Luanda, ao Presidente João Lourenço, pelo ministro dos Negócios Estrangeiros japonês, Taro Kono, durante uma audiência que lhe foi concedida no Palácio Presidencial.

A Conferência Internacional de Tokyo para o Desenvolvimento Africano é uma plataforma de cooperação entre o Japão e os países africanos.

No final da audiência, o chefe da diplomacia japonesa, que se encontra em visita de trabalho a Angola, disse à imprensa que a ocasião serviu para abordar com o presidente angolano aspectos relevantes para o reforço da cooperação bilateral.

No domínio da cooperação, Taro Kono anunciou que empresários japoneses se preparam para investir em vários sectores da economia angolana.

A título de exemplo, destacou o projecto de reabilitação, já em curso, do Porto do Namibe, avaliado em mais de USD 600 milhões, e financiado pelo Japão.

Por sua parte, o ministro angolano da Relações Exteriores, Manuel Augusto, que testemunhou a audiência, realçou a importância das relações de cooperação entre os dois países, salientando que o projecto de reabilitação do Porto do Namibe prova o bom nível da cooperação.

As relações políticas e diplomáticas entre Angola e o Japão foram estabelecidas em Setembro de 1976. As trocas de visitas de alto nível tiveram início no final dos anos 80.

Em Angola, o Japão tem desenvolvido vários projectos em áreas como a desminagem, infra-estruturas, energia, agricultura, educação e saúde.

No âmbito das trocas comerciais, Angola importa do Japão mercadorias como automóveis, aço, ferro e equipamento.

Por seu lado, o Japão importa de Angola, maioritariamente, crude e matérias-primas.

Leia também
  • 03/05/2019 17:19:19

    Presidente João Lourenço deixa Namibe

    Moçâmedes - O Presidente da República, João Lourenço, deixou no final da tarde desta sexta-feira o Namibe, seguindo para a vizinha província do Cunene.

  • 03/05/2019 16:34:30

    PR constata efeitos da seca no Curoca

    Moçâmedes - O Presidente da República, João Lourenço, constatou nesta sexta-feira os efeitos da seca na comuna do Curoca, município do Tombwa (Namibe), no quadro da visita de algumas horas a essa província do litoral sul do país.

  • 03/05/2019 13:42:34

    Novas tecnologias permitem atendimento eficaz no Hospital Ngola Kimbanda

    Moçâmedes - Um atendimento mais humanizado e eficaz, com o uso de novas tecnologias, está ao dispor dos munícipes de Moçâmedes desde quinta-feira (02), no Hospital Ngola Kimbanda que conta, entre outros serviços, com uma unidade de diagnóstico de Tomografia Axial Computorizada (TAC).