Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

14 Novembro de 2019 | 06h18 - Actualizado em 14 Novembro de 2019 | 06h17

Zaire: Bombeiros chamados a combater corrupção

Mbanza Kongo - O procurador da II Divisão de Infantaria da Região Militar Norte das Forças Armadas Angolanas (FAA), tenente-coronel Antero Grandão Catchiungo, apelou quarta-feira, em Mbanza Kongo, Zaire, os efectivos do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB) a absterem-se de eventuais actos de corrupção e peculato no cumprimento da missão laboral.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Efectivos dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros chamados a combater a corrupção

Foto: Clemente Ndala

O magistrado militar fez esse apelo durante uma palestra subordinada ao tema “Combate à corrupção, peculato e desvio de bens públicos”, que a nível da região abriu a jornada comemorativa do 38º aniversário do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB), a assinalar-se a 30 deste mês.

O oficial das Forças Armadas Angolanas (FAA) recordou que a corrupção e o peculato são crimes previstos no ordenamento jurídico angolano, puníveis com uma medida abstrata de dois a oito anos de prisão maior.

Afastou a hipotese de existir qualquer acto de peculato, corrupção e desvio de bens que envolvam militares ou membros da Polícia Nacional a nível desta região do país, tendo alertado para a necessidade de se continuar a assumir comportamentos dignos na corporação.

"O agente público é aquele que está comprometido a prestar serviço por conta do Estado dentro dos marcos da lei, a favor da população e com uma compensação salarial", acrescentou.

Por sua vez, o segundo comandante do Zaire da Polícia Nacional, subcomissário Rafael Mingas Vumbi, disse esperar que os participantes tenham tirado proveito da matéria abordada na palestra, para que sirva de objecto de análise e guia no exercício das tarefas diárias.

O programa das actividades alusivas ao dia do SPCB nesta região reserva ainda a abordagem de outros temas em palestras, visitas às empresas do sector produtivo e encontros com proprietários de postos de abastecimento de combustível.

Campanhas sobre o controlo da legalidade de objectivos económicos e sociais, debates radiofónicos e actividades desportivas figuram também da agenda.

O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB) está representado em três dos seis municípios da província do Zaire, nomeadamente, Mbanza Kongo, Soyo e Nzeto.

Leia também
  • 12/11/2019 13:41:05

    Governador pede mais empenho dos quadros

    Mbanza Kongo - O governador do Zaire, Pedro Makita Armando Júlia, pediu nesta terça-feira, em Mbanza Kongo, mais empenho e dedicação dos quadros na prossecução das acções gizadas em prol da população da região.

  • 11/11/2019 14:48:13

    Zaire: Electrificação destaca-se entre os ganhos da independência

    Mbanza Kongo - O governador do Zaire, Pedro Makita Armando Júlia, destacou nesta segunda-feira, em Mbanza Kongo, a interligação da rede eléctrica da região com o sistema nacional, como um dos principais ganhos da independência nacional.

  • 04/10/2019 19:28:11

    Zaire necessita de novas unidades prisionais

    Mbanza Kongo - A província do Zaire necessita de novas unidades prisionais para acabar com a lotação que se regista em todos as penitenciarias, sugeriu hoje, sexta-feira, em Mbanza Kongo, o responsável do sector na região, subcomissário prisional, Adão Domingos.