Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

02 Abril de 2020 | 18h00 - Actualizado em 02 Abril de 2020 | 18h00

Docente solicita apoios para publicação de obras infantis

Saurimo - O docente universitário Tau Lunga Mana solicitou hoje, quinta-feira, aos empresários da Lunda Sul a apoiarem as iniciativas dos jovens para a publicação de livros infanto-juvenil.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em declarações à Angop no âmbito do Dia Internacional da Literatura Infantil (02 de Abril), o docente  disse que são muitos os jovens que escrevem poesia, histórias e cartilhas informativas para crianças, mas só não se afirmam no mercado devido as dificuldades financeiras, exiguidade de gráficas e editoras.

Tau Lunga Mana afirmou que actualmente se regista um abrandamento na produção de obras infanto-juvenis, realçando ser uma responsabilidade do Ministério da Cultura definir políticas de incentivo que visam colocar a criança no centro das prioridades, alinhado aos 11 compromissos assumidos pelo Executivo angolano, e da parte de empresários custearem as despesas.

“Devo lembrar que a literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoção e sentimentos, contribuindo no desenvolvimento do seu intelecto”, enfatizou.

A literatura infantil teve início na Europa, em meados do século XVIII, quando, devido às transformações sociais da época, a criança começou a ganhar uma certa atenção, levando os fazedores da literatura a dedicarem obras à ela.

Em Angola, o primeiro livro editado no país e escrito por um angolano data de 1850 e foi publicado em Luanda pouco depois de se ter instalado a Imprensa Oficial. Trata-se de um livro de poemas, intitulado “Espontaneidades da minha alma”, de José da Silva Maia Ferreira.

Domingos Tau Rodrigues ou simplesmente “Tau Lunga Mana” tem no mercado uma obra poética “Primogénita Paixão”.

O 2 de Abril é consagrado ao dia internacional do livro infantil em homenagem ao escritor Dinamarquês, Hans Christian Anderson, autor de inúmeras historia como “ Patinho Feio” e a “ Pequena Sereia“ entre outros.

Leia também
  • 18/03/2020 11:26:08

    Moda Luanda 2020 acontece a 10 de Abril

    Luanda - A 23ª edição do Moda Luanda, desfile de marcas angolanas, acontece a 10 de Abril deste ano, na Baía de Luanda, com medidas de segurança contra a pandemia Covid 19

  • 18/03/2020 09:32:24

    Removida antena da RNA do centro histórico de Mbanza Kongo

    Mbanza Kongo - A remoção da torre da Rádio Nacional de Angola (RNA) do centro histórico da cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire, terminaram no último fim-de-semana, no quadro das recomendações da Unesco.

  • 11/03/2020 16:30:40

    Universo feminino retratado em fotografia

    Luanda - Vinte e oito fotografias, que retratam o quotidiano do universo feminino, estão patentes desde o dia dois, na galeria Talatona Art, em Luanda, em alusão ao oito de Março, Dia Internacional da Mulher.