Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

21 Fevereiro de 2020 | 11h32 - Actualizado em 21 Fevereiro de 2020 | 11h30

Vinte e dois autocarros apoiam carnaval na marginal da Catumbela

Catumbela - Vinte e dois autocarros estão disponíveis para apoiar os 21 grupos carnavalescos, nove da classe infantil e 12 de adultos, que vão participar no desfile provincial do Entrudo, no dia 25 do corrente, cujo palco será a marginal do município da Catumbela (Benguela), soube hoje a Angop.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Grupo carnavalesco em exibição (arquivo)

Foto: Joaquina Bento

Segundo o director do Gabinete Provincial da Cultura em Benguela, Cristóvão Mário Kagibanga, que falava durante a reunião preparatória desta festa popular, o governo local gastou cerca de cinco milhões e 100 mil kwanzas no aluguer dos referidos meios rolantes.

Quanto a sua distribuição, adiantou que os municípios do Lobito, Cubal e Baía Farta serão contemplados com três autocarros cada, enquanto Chongoroi, Ganda, Balombo e Bocoio recebem dois autocarros cada e o município de Benguela fica com cinco autocarros.

O director da Cultura avançou que uma das novidades para esta edição do carnaval será a premiação da “corte real”. "Só a rainha tem sido premiada, mas na edição 2020 vamos também premiar a corte que a acompanha”, disse.

Relativamente aos prémios para as classes de adulto e infantil, Mário Kagibanga afirmou que a organização dispõe de pouco mais de sete milhões de kwanzas.

O vencedor da classe de adultos vai receber um milhão e 500 mil kwanzas, enquanto o da classe infantil fica com um milhão de kwanzas.

A Angop apurou que a organização arrecadou 20 milhões de kwanzas para a presente edição do carnaval.

A edição 2019 do carnaval local decorreu no largo de África, na cidade de Benguela, e teve como vencedores o histórico grupo Bravos da Vitória (Catumbela), na classe de adultos, com 540 pontos.

Ficaram nas posições seguintes, os grupos Bloco Amarelo, com 500 pontos, Irene Cohen, do município do Cubal, com 442 pontos, enquanto o Unidos da Baía Farta ocupou a quarta posição, com 427 pontos.

Na categoria infantil, venceu a turma da escola comandante Dangereux (quarta vez consecutiva), com 280 pontos, seguido da turma da 37, com 143 pontos, e o terceiro lugar coube ao 1º ciclo Major Saidy Vieira Mingas, que somou 201 pontos.

Leia também
  • 31/01/2020 04:27:44

    Grupos do Lobito voltam a desfilar no Carnaval Provincial

    Lobito - Depois de cinco anos da ausência do desfile provincial do Carnaval de Benguela, o município do Lobito regressa este ano ao principal palco do Entrudo benguelense com sete grupos.

  • 23/01/2020 17:50:41

    Organização aplica mais de AKZ 20 milhões no Carnaval em Benguela

    Benguela - Vinte milhões e 500 mil de kwanzas é o valor a ser aplicado pela Comissão Provincial do Carnaval de Benguela para a realização do Entrudo/2020, do qual vão participar mais 100 grupos, entre infantis e adultos.

  • 17/01/2020 02:50:59

    Escritor angolano Isidro Sanene premiado no Brasil

    Lobito - O escritor e artista plástico angolano Isidro Sanene recebeu quinta-feira, o Prémio Desenvolvimento, atribuído pela Revista Ideias da Sul, na região de Santo Amaro, em São Paulo, no Brasil, sendo o primeiro africano agraciado com essa distinção, soube a Angop.