Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

21 Outubro de 2019 | 14h50 - Actualizado em 22 Outubro de 2019 | 10h08

Festival de artes incentiva criação e investigação

Luanda - O Festival Cultural Arena das Artes-CEARTE é um incentivo a criação, investigação ao nível das artes, fortalecimento e produção das raízes culturais angolanas, considerou, nesta segunda-feira, em Luanda, o secretário de Estado para as Industrias Culturais e Criativas, João Constantino.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

João Constantino, Secretário Estado da Cultura

Foto: Alberto Juliao

Falando na abertura do evento, que vai decorrer até ao dia 25 de Outubro, o responsável ressaltou o esforço dedicado a formação de técnicos médios nacionais, nas áreas das artes visuais e plásticas, cinema, dança, música e teatro.

Para João Constantino, o grupo de finalistas de 2019 da instituição permitirá ampliar o número de quadros técnicos nestas áreas vitais para o enriquecimento e preservação da cultura nacional.

Por sua vez, o director geral do Instituto Politécnico de Artes (CEARTE), Eusébio Pinto, disse que o festival engloba apresentações artísticas, feiras, palestras e um conjunto de obras integradas ao nível das artes, pelo que tem como propósito mostrar ao público o trabalho do ensino artístico desenvolvido pela instituição ao longo dos anos.

Referiu que o festival visa também dar a conhecer aos participantes o que é feito no CEART, para que possam tomar contacto directo com aquilo que tem sido o seu trabalho de ensino.

Salientou que as metas da instituição são apetrechar algumas divisões em falta, pôr em funcionamento o internato, bem como receber estudantes de outros países que fazem parte da SADC e dos PALOP'S.

Assuntos Cultura  

Leia também
  • 20/10/2019 18:08:00

    Malanje: Poetas defendem maior dinamização das artes

    Malanje - Os poetas Kibuku Kiajinje e Francisco Mukunekena, defenderam hoje (domingo), nesta cidade, a necessidade dos amantes das artes poéticas e o governo da província de Malanje, trabalharem no sentido de dinamizarem cada vez mais a poesia e outras artes, como forma de valorizar a cultura.

  • 20/10/2019 12:39:43

    C4Pedro lança seu novo álbum "The Gentleman"

    Luanda - Com uma mistura de estilos funk, kizomba e zouk, o cantor angolano C4Pedro vendeu e autografou neste domingo, em Luanda, a sua mais recente obra discográfica, intitulada "The Gentleman", que contém 12 temas musicais em português, francês e crioulo.

  • 18/10/2019 21:32:27

    Ministério da Cultura e Total&EP assinam acordo

    Luanda - O Ministério da Cultura, a embaixada da França e a Total E&P Angola firmaram, nesta sexta-feira, 18, um acordo de financiamento para a implementação do Plano de Gestão do Centro Histórico de Mbanza Congo, classificado em 2017 como património da humanidade pela UNESCO.