Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

26 Setembro de 2019 | 19h23 - Actualizado em 26 Setembro de 2019 | 19h25

Cultura lança projecto de formação em alfaiataria e reciclagem

Luanda - Um projecto de formação em alfaiataria e reciclagem, para capacitar os grupos carnavalescos, reduzindo assim a dependência financeira dos associados, será lançado este ano pela Direcção Municipal de Cultura e Turismo de Luanda.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

União Jovens da Cacimba (Arquivo)

Foto: Nelson Malamba

Em declarações hoje (Quinta-feira) à Angop , o director interino da cultura e turismo do município de Luanda, Manuel de Sousa, disse que será apresentado, em breve, aos grupos de carnaval do município de Luanda, a proposta  de formação em corte e costura e a produção de peças de artes com base em material reciclável.

O director pretende que após a edição do carnaval 2020,  os grupos dos distritos e comunas de Luanda aproveitem a sua criatividade para  produzir obras de artes com materiais  como plásticos, tecidos ,madeiras e o ferro .

Manuel de Sousa desafiou os grupos a fabricarem parte das suas alegorias com o material reciclável e a produção de peças que  sirvam para a venda, no sentido de arrecadar algum dinheiro, fruto deste trabalho .

O responsável afirmou que foram contactados alguns costureiros e artistas plásticos para capacitar os membros dos grupos.

O director interino acredita que a implementação deste projecto vai permitir aos grupos de carnaval , depois do período do Entrudo usarem estes meios para produzir trajes para a venda, e com o aumento da qualidade dos serviços serem requisitados para outros trabalhos.

O entrevistado realçou que com a escassez de emprego é preciso que as pessoas tenham capacidade de recriar, dando a conhecer que a direcção teve um primeiro encontro com os grupos.   

O responsável da cultura, no município de Luanda, acredita que com a produção de bom material, peças de artes e roupa, o empresariado vai se interessar em apoiar esta iniciativa para vender a sua marca .

O interveniente referiu ser necessário potencializar os produtores nacionais, para que estes produzam, cada vez mais, material ligada a cultura, no sentido de resgatar os valores que identificam os angolanos.

A Direcção Municipal de Cultura e Turismo de Luanda responde pelos distritos da Maianga, Rangel , Samba, Ingombota, Sambizanga, Neves Bendinha e Ngola Kiluanje.

           


 

Leia também
  • 26/09/2019 17:17:02

    Viana e Talatona são hoje atracção na Feira do Empreendedor

    Luanda - Os municípios de Viana e Talatona estarão representados hoje (Quinta-feira) na primeira edição da Feira Cidade do Empreendedor pelo cantor Carlos Lamartine e o Dj Lutonda, respectivamente, segundo o programa geral do evento.

  • 24/09/2019 11:34:08

    Formados primeiros guias turísticos para Mbanza Kongo

    Mbanza Kongo - Quarenta e oito jovens concluíram, na segunda-feira, em Mbanza Kongo, província do Zaire, uma formação de guias turísticos, a primeira desde a elevação da cidade a categoria do Patromónio Cultural da Humanidade.

  • 18/09/2019 17:15:40

    Mbanza Kongo forma guias turísticos

    Mbanza Kongo - Trinta e quatro guias turísticos estão desde hoje, quarta-feira, a ser formados em Mbanza Kongo, província do Zaire, com a missão de auxiliar os turistas.