Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

16 Setembro de 2019 | 23h20 - Actualizado em 17 Setembro de 2019 | 01h39

Ministra apela maior promoção da figura de Neto

Luanda- A ministra da Cultura, Maria da Piedade Jesus, apelou, nesta segunda-feira em Luanda, maior promoção, nas escolas, comunidades e por parte dos pais, da vida e obra do poeta maior, com vista a perpetuar a história e os seus valores.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Cantora, Selda

Foto: António Escrivão

A ministra, que falava à imprensa à margem do sarau em homenagem ao poeta maior, disse que o Executivo através do Ministério da Cultura  está apostar em políticas para que a história de Neto esteja bem vincada junto da população.

Para a governante, urge a necessidade de os pais e as comunidades desempenharem o seu papel, de forma a valorizar a cultura, lembrando Neto.

“Trata-se não só do primeiro Presidente do país, mas de um homem de inúmeros ofícios que os jovens e adolescente devem continuar a conhecer, para o fortalecimento da cultura e defesa dos seus valores culturais”, frisou.

Já o Poeta dos Pés Descalços manifestou preocupação pela falta de conhecimento por parte da nova geração sobre a importância de Agostinho Neto para a história do país.

Segundo ele, é preciso resgatar mais a figura de Neto, pois transcende a parte política e profissional, sendo este um marco indispensável para qualquer cidadão.

"Não se concebe que ainda existam lugares dentro da grande metrópole (Luanda), sobretudo em bairros históricos, que desconhecem os atributos de Neto enquanto Poeta e Presidente", lamentou.

Para si, é urgente um forte trabalho histórico e social para o resgate desta forte figura da política e letras de Angola.

Para a cantora Selda, Neto é uma figura cujo tributo se reflecte até aos dias de hoje e os seus poemas, estarão sempre veiculados à exemplos de todos.

Assuntos Cultura  

Leia também
  • 16/09/2019 23:43:37

    Matadidi encanta em sarau cultural

    Luanda - Com as músicas "Fapla" e "Um minuto de Silêncio", o músico angolano Matadidi Mário protagonizou, segunda-feira à noite, um dos momentos marcantes de um sarau cultural em homenagem ao primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto.

  • 12/09/2019 11:53:52

    Espaço Luanda Arte volta a representar o país na feira internacional em Joanesburgo

    Luanda - A galeria Espaço Luanda Arte (ELA) vai representar Angola, pela segunda vez, na Feira de Arte "FNB Art Joburg", edição 2019, a decorrer de 13 a 15 deste mês, em Joanesburgo, África do Sul.

  • 12/09/2019 03:52:06

    Cultura bantu retratada em exposição

    Luanda - Quinze peças de artes plásticas, que expressam o modo de vida dos ancestrais, particularmente dos bakongos, estão expostas, desde quarta-feira, em Luanda, com vista a valorização da identidade e o resgate da cultura bantu.