Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

09 Julho de 2019 | 13h16 - Actualizado em 09 Julho de 2019 | 13h16

Corte Real defende conjugação de esforços no resgate das tradições

Dundo - A coordenação da Corte Real do Rei Muachissengue-Wa-Tembo, na Lunda Norte, defendeu mais intervenção das instituições do Estado, para viabilizar projectos culturais de resgate dos hábitos e costumes do povo lunda tchokwe.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Segundo o regedor Nachiri, responsável pela Corte Real na Lunda Norte, o grupo tem em agenda a construção de jangos em algumas comunidades, bem como um calendário de acções pedagógicas com os jovens, para a transmissão de valores culturais.

Explicou que o objectivo é de não só  preservar, mas resgatar a candowa, a calucuta e a correcção da maringa,  esta que perdeu originalidade em  relação ao ritmo e ao compasso, entre outras  danças  folclóricas de  recreação e  cerimónias.

Referiu que os rituais de iniciação masculina e feminina  denominados (mukada e kafundegi) tidos como fontes de preparação dos jovens para  a vida adulta, que encontram-se  em vias de extinção, motivou igualmente a elaboração dos projectos.

Pretende-se igualmente com esta ideia, incentivar o artesanato de barro e esculturas diversificadas, relançamento dos instrumentos tradicionais como ngoma (batuque/tambores), puita, entre outros.  

Leia também
  • 05/07/2019 08:41:45

    Lueji A'nkonde aposta na promoção dos valores culturais

    Dundo - A universidade Lueji A'nkonde vai, num esforço conjunto com o governo da Lunda Norte, promover acções e aprofundar as suas pesquisas, visando o resgate dos valores culturais e divulgação do Sona, símbolo cultural tchokwe que significa escrita na areia, na perspectiva de eleva-la a património cultural.

  • 01/07/2019 13:48:56

    Docente defende maior valorização do Sona

    Dundo - O director-geral da Escola Superior Pedagógica (ESP) da Lunda Norte, Jorge Velozo, defendeu, nesta segunda-feira, a necessidade de se valorizar mais e elevar o ''Sona'', símbolo da cultura tchokwe, a património mundial, tendo em conta a sua importância na comunicação do povo desta região.

  • 20/06/2019 18:42:12

    Refugiados da RDC realizam actividades culturais

    Lóvua - A exibição de danças, teatro e músicas, que representam hábitos e costumes da cultura da República Democrática do Congo (RDC), preencheram hoje, quinta-feira, o acto alusivo ao 20 de Junho, Dia do Refugiado, no campo do Lóvua, província da Lunda Norte.