Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Internacional

29 Abril de 2020 | 15h17 - Actualizado em 29 Abril de 2020 | 15h16

Biden vence nas primárias do Ohio que foi teste a voto por correio

Ohio - O pré-candidato democrata às presidenciais dos EUA Joe Biden venceu na esta terça-feira as primárias de Ohio, num teste ao modelo de voto por correspondência, por causa da pandemia de covid-19.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

As referidas primárias foram o primeiro grande teste nos Estados Unidos ao modelo de eleições por correspondência, tendo havido relatos de alguma confusão por parte dos eleitores, mas sem perturbação generalizada.

O resultado da eleição passou para segundo plano, sabendo-se que o ex-vice-Presidente Joe Biden tem a sua escolha garantida como candidato do Partido Democrata nas eleições presidenciais de três de Novembro deste ano.

O secretário do Estado de Ohio, Frank LaRose, considerou a participação eleitoral "surpreendentemente elevada", tendo em conta a baixa relevância do resultado e o modo de escolha, por voto enviado por correio, depois de a eleição ter sido adiada por causa da pandemia.

O voto presencial foi apenas permitido excepcionalmente para pessoas que não tivessem residência ou meios para o fazer por correio.

O número final de votos ainda não está apurado, mas deve situar-se apenas ligeiramente abaixo dos três milhões de votos registados nas eleições primárias de 2016.

Não foram ainda apurados os resultados exactos obtidos por Joe Biden ou por Bernie Sanders, o senador que ainda aparece nos boletins de voto, apesar de já ter anunciado a sua desistência na corrida à Casa Branca.

O comité de advogados para os Direitos Civis do Ohio diz que recebeu algumas reclamações e pedidos de esclarecimento, mas nenhuma contestação formal relevante.

Alguns governadores de estados têm admitido propor uma votação por correspondência também para as eleições gerais de Novembro e o teste das primárias de Ohio pode dar vigor a esta solução.

Apenas cinco estados têm legislação que permite a realização de eleições totalmente por correspondência: Colorado, Havai, Oregon, Washington e Utah, mas nenhum deles alguma vez testou este modelo no meio de uma pandemia.

Depois do abandono da corrida eleitoral por parte do senador Bernie Sanders, Joe Biden é o candidato único à Casa Branca do lado democrata, devendo ser o rival do republicano Donald Trump, que se recandidata a um segundo mandato.

Assuntos Política  

Leia também
  • 27/04/2020 14:33:25

    EUA: Presidente da Câmara dos Representantes anuncia apoio a Biden

    Washington - A presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, anunciou o seu apoio ao ex-vice-presidente do país, Joe Biden, na corrida para as eleições de Novembro no país.

  • 27/04/2020 13:17:33

    Nancy Pelosi apoia Joe Biden na corrida à Casa Branca

    Nova Iorque - A presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, declarou, esta segunda-feira, o apoio formal à candidatura de Joe Biden à presidência do país, nas eleições que, ao que tudo indica, deverão realizar-se no próximo mês de Novembro.

  • 22/04/2020 17:58:33

    Pentágono assume que Kim ainda controla Coreia do Norte

    Washington - O segundo general mais graduado dos EUA disse, nesta quarta-feira, que não tem informações de inteligência para "confirmar ou negar" notícias da mídia de que o líder norte-coreano, Kim Jong Un, está gravemente doente.