Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Internacional

16 Maio de 2019 | 15h06 - Actualizado em 16 Maio de 2019 | 19h25

Desmantelada rede cibercriminosa que roubou 100 milhões à milhares de vítimas

Haia - As polícias europeia e americana anunciaram nesta quinta-feira que desmantelaram uma rede mundial de cibercriminosos que roubou 100 milhões de dólares a milhares de vítimas em todo o mundo utilizando um malware russo.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Acções judiciais foram abertas contra suspeitos na Geórgia, Ucrânia, Moldávia e Estados Unidos, enquanto cinco cidadãos russos encontra-se ainda em fuga, informou a Europol, a agência europeia de cooperação policial.

"A rede criminosa usou o malware GozNym para roubar cerca de 100 milhões de mais de 41.000 vítimas, principalmente empresas e as suas instituições financeiras", afirmou a Europol numa conferência de imprensa realizada hoje na sua sede em Haia.

A operação transnacional para desmantelar esta rede envolveu seis países, incluindo a Alemanha e a Bulgária.

Scott Brady, procurador da Pensilvânia, elogiou a operação como "um esforço internacional sem precedentes".

"As vítimas europeias e americanas pensaram que estavam clicando numa simples factura, mas estavam dando aos hackers acesso as suas informações mais sensíveis", explicou Brady.

Entre os cinco russos ainda procurados está o desenvolvedor do GozNym, que "supervisionou a sua criação, desenvolvimento, gerenciamento e arrendamento  a outros cibercriminosos", segundo a Europol.

Assuntos Polícia  

Leia também
  • 16/05/2019 15:40:01

    Polícia francesa leva ex-chefe da ETA a depor à justiça

    Sallanches - O ex-dirigente da ETA José Antonio Urrutikoetxea, conhecido como Josu Ternera, detido nesta quinta-feira na França, foi levado à cidade de Bonneville para prestar depoimento a um juiz, segundo confirmaram à Agência EFE fontes da Polícia legal.

  • 16/05/2019 10:05:52

    Detido em França líder histórico da ETA

    Madrid - O ex-chefe político da ETA José Antonio Urrutikoetxea Bengoechea foi detido em França pela Guarda Civil espanhola em colaboração com a Direcção-Geral de Segurança francesa, noticia hoje toda a imprensa espanhola.

  • 08/11/2018 11:56:39

    Polícia da Catalunha captura homem que queria matar Pedro Sánchez

    Madrid - A polícia da Catalunha deteve Manuel Murillo Sánchez, de 63 anos, que planeava assassinar Pedro Sánchez, presidente do governo espanhol.