Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Internacional

04 Novembro de 2019 | 17h18 - Actualizado em 04 Novembro de 2019 | 17h18

Militar turco morto por bomba artesanal no nordeste da Síria

Ancara - Um militar da Turquia foi morto hoje por uma bomba artesanal no nordeste da Síria, elevando para 14 o número de soldados turcos mortos desde o início da ofensiva desse país naquela região, divulgaram fontes oficiais turcas.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A informação foi avançada pela agência de notícias oficial Anadolu, que precisou, citando o Ministério da Defesa turco, que o militar foi morto junto a uma zona da estrada por um dispositivo explosivo artesanal, que foi posteriormente identificado pelas forças militares no local.

A Turquia lançou, a nove de Outubro, uma ofensiva no nordeste da Síria contra a milícia curda das Unidades de Protecção Popular (YPG), aliada dos ocidentais no combate aos 'jihadistas' do grupo extremista Estado Islâmico, mas considerada terrorista por Ancara.

A ofensiva turca surgiu após o anúncio do presidente norte-americano, Donald Trump, de que as tropas dos Estados Unidos iam abandonar a zona em causa.

O objectivo da ofensiva era criar uma "zona de segurança" de 32 quilómetros de extensão ao longo da fronteira entre a Turquia e Síria para manter as YPG à distância e repatriar uma parte dos 3,6 milhões de refugiados sírios que actualmente vivem no território turco.

A Turquia interrompeu em finais de Outubro a ofensiva no nordeste da Síria na sequência de dois acordos de cessar-fogo negociados em separado com os Estados Unidos e com a Rússia.

O acordo firmado com a Rússia, um aliado tradicional de Damasco, estipulava a retirada de todas as forças curdas de uma distância de 30 quilómetros ao longo de toda a extensão da fronteira entre a Síria e a Turquia.

Os dois lados têm trocado acusações de violação do acordo de cessar-fogo.

Assuntos Mortos  

Leia também
  • 31/10/2019 17:07:37

    Número de mortos em incêndio num comboio no Paquistão sobe para 71

    Punjab - Um novo balanço elevou de 62 para 71 o número de mortos após incêndio num comboio de passageiros ocorrido esta manhã numa zona rural do distrito de Rahim Yar Khan, na província de Punjab, centro do Paquistão.

  • 30/10/2019 17:40:59

    Informador sobre Baghdadi pode receber recompensa dos EUA

    Washington - O informador que revelou as pistas sobre o paradeiro de Abu Bakr al-Baghdadi, líder do grupo jihadista Estado Islâmico (EI), pode receber a totalidade ou parte da recompensa de 25 milhões de dólares oferecida pelos Estados Unidos, informou hoje o jornal "Washington Post".

  • 28/10/2019 17:59:07

    Governo saudita saúda morte de Abu Bakr al-Baghdadi

    Riad - A Arábia Saudita saudou hoje a morte do líder do grupo extremista Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi, numa operação norte-americana na Síria, indicando que a sua organização "desfigurou a imagem do Islão e dos muçulmanos no mundo".