Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

06 Março de 2020 | 19h21 - Actualizado em 06 Março de 2020 | 19h21

Académico destaca importância da universidade na sociedade

Luanda - O docente José Serra Van-Dúnem realçou nesta sexta-feira, em Luanda, a importância da universidade na produção de conhecimentos essenciais para resolução dos problemas que afectam a sociedade.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

José Octávio Serra Van-dúnem - Professor catedrático (arquivo)

Foto: Alberto Juliao

O professor universitário fez estas declarações quando orientava a aula inaugural da abertura do presente ano académico da Universidade Agostinho Neto (UAN), evento realizado no Campus Universitário daquele órgão do ensino superior.

A universidade, frisou, deve exercer permanentemente o papel de gerar saber de nível superior e de excelência para a viabilizar o bom funcionamento da sociedade, tendo em conta a sua realidade.

Referiu que as funções de ensino e pesquisa da universidade não devem ser vedadas, mas incentivadas para a promoção de valores e criação de condições de desenvolvimento, capacidade, análise críticas, inovação, qualidade, entre outras valências para a sociedade.

Defendeu a necessidade de se repensar um conjunto de factores, como mecanismos de financiamento, reformas, regimes de trabalho e avaliação das instituições universitárias, para se alcançar padrões de excelências no ensino superior.

Segundo o catedrático, deve existir uma agenda realística que aponte para um novo olhar da universidade, marcada por uma aposta na capacitação do capital humano para sustentar a funcionalidade das instituições do país.

Exortou às direcções das universidades no sentido de apostarem no fomento da cultura de pesquisa, através do apetrechamento das bibliotecas, realização de seminários, publicações de trabalhos científicos, entre outras iniciativas académicas.

José Octávio Serra Van-Dúnem é doutor em Ciências Humanas, pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, em 2003, e licenciado em Filosofia, na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (UCP), em Lisboa, 1988.

José Octávio Serra Van-Dúnem é director do Centro de Estudos Jurídicos, Económicos e Sociais da Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto (CEJES) e coordenador do curso de pós-graduação de Direito, Petróleo e Gás.

Assuntos Ensino Superior  

Leia também
  • 06/03/2020 14:15:12

    Lusíada mantém preço das propinas

    Luanda - A Universidade Lusíada de Angola (ULA) mantém os preços das propinas no presente ano lectivo, transferindo o aumento de 13 por cento autorizado pelo Governo para 2021.

  • 03/03/2020 13:01:25

    ISCED/Sumbe com curso de mestrado em língua portuguesa

    Sumbe - O Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) no Sumbe, província do Cuanza Sul, abre, este ano académico, o curso de mestrado de Língua Portuguesa.

  • 27/01/2020 13:10:46

    Faculdade de Letras terá professor-leitor brasileiro

    Luanda - A faculdade de Letras da Universidade Agostinho Neto (UAN) terá um professor-leitor brasileiro que durante dois anos vai leccionar a disciplina de Língua Portuguesa e história do Brasil, fruto de um acordo celebrado hoje (segunda-feira), em Luanda, entre a Embaixada do Brasil e a referida universidade.