Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

05 Outubro de 2019 | 23h05 - Actualizado em 05 Outubro de 2019 | 23h04

Zaire: Suspensa merenda escolar por falta de verbas

Mbanza Kongo- O programa da merenda escolar está há nove meses suspenso no município de Mbanza Kongo, província do Zaire, por alegada falta de dotação financeira.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

De acordo com o director de Estudos e Planeamento da Administração Municipal, Álvaro Konzo Vicente, a localidade recebeu a última dotação, de 900 mil Kwanzas, em Janeiro do ano em curso, que serviu para a compra da merenda para os alunos da comuna de Kalambata.

Álvaro Konzo Vicente justificou que a rubrica da merenda escolar passou a constar do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios(PIIM), por se executar, daí a suspensão temporal deste programa.

Segundo dados do sector da Educação no município, a comuna de Kalambata matriculou 741 alunos no sistema pré-escolar e do ensino primário, no presente ano lectivo, sendo 465 do sexo masculino e 276 do sexo feminino.

O programa da merenda escolar, a cargo do Ministério da Educação,  surgiu para atender as necessidades nutritivas dos alunos do pré-escolar e ensino primário do país, fundamentalmente,  e tem por objectivo, entre outros, assegurar a assiduidade dos petizes nos recintos escolares e permitir maior assimilação dos conteúdos ministrados.

O município de Mbanza Kongo, segundo consta, matriculou  44 mil e 517 alunos no subsistema geral do ensino( de pré-escolar ao II ciclo do ensino secundário), no corrente ano, distribuídos em 68 escolas. O corpo docente é constituído por mil e 47 professores.

Leia também
  • 05/10/2019 21:22:47

    Inspectores da Educação recebem formação

    Malanje - Setenta e três inspectores municipais da Educação, terminaram hoje, nesta cidade, a 1ª fase da formação sobre Inspecção ordinárias e extraordinárias e legislação da educação, visando garantir melhor qualidade do trabalho na província.

  • 05/10/2019 18:56:17

    Apresentado Portal da Rede PEA-Angola

    Luanda - Um projecto Portal da Rede de Programa às Escolas Associadas da UNESCO (Rede PEA-Angola), para ser lançado no próximo ano, foi apresentado hoje, em Luanda, avaliado numa primeira fase em 32 milhões de kwanzas.

  • 05/10/2019 15:57:42

    Rede-PEA Angola recomenda 5 de Outubro como seu dia

    Luanda - Os participantes ao 1º encontro nacional da Rede de Programa às Escolas Associadas da UNESCO (Rede PEA - Angola), reunido de 4 a 5 deste mês, Luanda, concluíram que o dia 5 de Outubro passa, doravante, a ser comemorado anualmente como seu dia.