Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

18 Maio de 2019 | 18h14 - Actualizado em 18 Maio de 2019 | 18h14

Professores na Ganda em capacitação pedagógica

Ganda - Mais de dois mil professores de distintos níveis de ensino participaram, nos últimos 10 dias, no município da Ganda, província de Benguela, em acções de refrescamento pedagógico, visando o reforço das suas capacidades e a melhoria do ensino, apurou hoje, sábado, a Angop.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Professores em capacitação (arquivo)

Foto: Pedro Moniz Vidal

A formação decorreu em duas fases, por zonas de influência pedagógica, tendo participado, além de professores já no activo, 146 novos docentes e 127 ligados ao projecto de aprendizagem para todos (PAT).

Durante o curso, os participantes abordaram temas como a diferenciação pedagógica nas disciplinas de língua portuguesa e matemática, práticas pedagógicas diferenciadas em português, produção de texto oral e escrito a partir de modelos e gramática.

A estação de aprendizagem, importância dos jogos na aprendizagem da língua portuguesa, diferenciação do ensino da matemática e da geometria, foram outros temas aflorados no encontro, que se baseou em exemplos de articulação das estratégias de diferenciação pedagógica, grandezas e medidas, estatística, composição e decomposição das figuras geométricas.

Foram ainda abordados temas que se prendem com a elaboração de planos de aulas, objectivos educativos, seus métodos e sua conjuntura, observação e cumprimento do programa do I trimestre.

Entretanto, o director da repartição da Educação na Ganda, Afonso Sapalo, apelou a uma maior entrega, dedicação e desempenho dos professores, visando a melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem.

Admitiu existir ainda algumas dificuldades no sector, devido a existência ainda de professores sem agregação pedagógica, daí ser valioso o ciclo de formação contínua para dar competências e valências a esses quadros docentes.

Cerca de 106 mil alunos frequentam aulas nos diversos subsistemas do ensino no presente ano lectivo na Ganda, sendo que 90 mil são do ensino primário e beneficiam de merenda escolar e material didáctico gratuito.

Leia também
  • 19/10/2018 15:39:52

    Redução da merenda em Benguela contribui no insucesso escolar

    Benguela - A diminuição do número de alunos a beneficiarem de merenda escolar nos últimos três anos, no município de Benguela, de 24 mil (2016) para mil e 500 no presente ano lectivo, devido a crise económica que o país vive, tem contribuído para o aumento do insucesso escolar nesta região.

  • 13/10/2018 23:54:31

    Fórum da Educação quer posto de socorros para casos de desmaio em escolas do Lobito

    Lobito - A necessidade da criação de postos de primeiros socorros para os casos de desmaios em massa que afectam alunos de várias escolas primárias e secundárias da cidade do Lobito, província de Benguela, é uma das recomendações do Fórum Municipal da Educação, que encerrou neste fim-de-semana.

  • 11/10/2018 20:35:20

    Sinprof quer tempo de serviço em consideração no novo estatuto

    Benguela - O presidente do Sindicato Nacional dos professores (Sinprof), Guilherme Silva, afirmou hoje, quinta-feira, nesta cidade, que a instituição não vai aceitar a "imposição"do ministério da Educação sobre a transição para o novo Estatuto da Carreira Docente, sem considerar o tempo de serviço dos docentes.