Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

12 Dezembro de 2019 | 14h05 - Actualizado em 12 Dezembro de 2019 | 14h05

Educação capacita técnicos em saúde escolar

Saurimo - Noventa técnicos entre docentes, directores, coordenadores e chefes de actividades extra-escolares do ensino pré-escolar, primário, do I e II ciclo da província da Lunda Sul, participam, desde hoje, quinta-feira, numa acção formativa sobre primeiros socorros na escola.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Acção formativa inserida no acordo assinado entre os ministérios da Saúde e o da Educação tem como objectivo prevenir os problemas de saúde que afecta as crianças e  jovens e será alagado em todos sistemas de educação e ensino.

Durante dois dias, os participantes vão abordar temas relacionados com  segurança escolar,  primeiros socorros,  saúde oral e visual, ambiente e higiene na escola, alimentação saudável, educação sexual, género, saúde reprodutiva e prevenção do uso de bebidas alcoólicas, tabacos e outras drogas na escola.  

Na abertura, a  chefe do  Departamento  Nacional para a Acção Social Escolar do Ministério da Educação,  Isabel Epalanga, disse existir necessidade  de todos os professores e técnicos do sector terem o máximo domínio dos métodos de primeiros socorros,  para prevenirem os problemas de saúde nas escolas, bem como incutir nos alunos as medidas  de prevenção.

O projecto tem como público-alvo  alunos  do ensino  pré-escolar,  primário e  secundário das escolas públicas e privadas,   realçando que  os programas estão assentes na prevenção, protecção e rastreio a nível de cada estabelecimento de ensino.

A acção formativa do Ministério de Educação  já formou, este ano, dois mil 146 quadros do sector, em  16 províncias do país.

Leia também
  • 12/12/2019 12:28:56

    Escola do Ensino Especial convertida em núcleo regional inclusivo

    Lubango - A escola do ensino especial do Lubango, construída em 1998 com financiamento da Fundação Lwini, vai a partir de 2020 converter-se em núcleo regional de educação inclusiva, visando a formação académica e técnico-profissional de pessoas com necessidades educativas especiais das províncias da Huíla, Namibe, Cunene e Cuando Cubango.

  • 12/12/2019 11:40:58

    Luanda ganha 19 novas escolas em 2020

    Luanda - A província de Luanda vai contar, em 2020, com 19 novas escolas, sete das quais já concluídas, informou hoje (quinta-feira), o director do Gabinete Provincial da Educação, Narciso Benedito.

  • 11/12/2019 14:13:22

    Directora defende escolas inclusivas para estudantes com deficiência

    Lubango - A directora do gabinete provincial da Educação da Huíla, Paula Filomena Joaquim, defendeu terça-feira, no Lubango, a criação de escolas inclusivas para facilitar o estudo de pessoas com necessidades educativas especiais.