Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

08 Novembro de 2019 | 18h36 - Actualizado em 08 Novembro de 2019 | 20h16

MED suspende exames nacionais

Luanda - O Ministério da Educação (MED) suspendeu hoje (sexta-feira), os exames nacionais previstos para o ano lectivo 2019, devido aos constrangimentos registados na sua preparação, informa fonte institucional.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Med suspende exames nacionais

Foto: JOAQUINA BENTO

Em nota de imprensa a que a ANGOP teve acesso, o MED adianta que o contexto socioeconómico e questões de natureza geodemográficas do país não permitiram que se criassem, dentro do tempo previsto, todos os pressupostos objectivos para a reactivação dos exames nacionais.

Os exames nacionais são destinados aos alunos das classes de transição, designadamente 6ª e 9ª classe.

O processo de exames nacionais já existia no sector de Educação até finais dos anos 80. Esse método foi interrompido devido à guerra.

No documento, o MED adianta que os exames nacionais são um acto de afirmação e identidade nacional em que todos se revejam, razão pela qual a Comissão Nacional responsável deve continuar os trabalhos técnicos, sempre em articulação permanente com os directores dos Gabinetes Provinciais da Educação, autoridades locais e tradicionais, parceiros sociais e com a sociedade, em geral”, lê-se no documento.

Neste sentido, destaca a nota, compete aos Gabinetes e Secretaria Provincial da Educação operacionalizar o processo de avaliação de aprendizagem dos alunos nas classes terminais nos mesmos moldes em que vêm sendo realizado, ao longo dos últimos anos lectivos.

Para o presente ano lectivo, o MED conta com 10.608.415 alunos no ensino geral.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 24/10/2019 00:38:55

    Rússia: Angola quer novas parcerias no ensino

    Sochi (Dos enviados especiais) - O Governo angolano expressou quarta-feira, em Sochi, o interesse em reforçar a parceria com a Rússia no domínio do Ensino Superior, por via da formação de quadros especializados no ensino politécnico.

  • 22/10/2019 12:19:35

    MED prepara PAT2 para 2022

    Luanda - O segundo Programa de Aprendizagem para Todos (PAT2) está previsto para 2022, anunciou, nesta terça-feira, em Luanda, o gestor do projecto, Isaac Paxe.

  • 21/10/2019 12:03:58

    PAT capacita mais de 100 formadores

    Luanda - Cento e trinta e sete formadores das Escolas do Magistério Primário de todo país beneficiam da primeira etapa do novo ciclo de formação contínua de formadores, no âmbito do projecto Aprendizagem para Todos (PAT) do Ministério da Educação (MED).