Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

22 Julho de 2018 | 11h23 - Actualizado em 22 Julho de 2018 | 11h23

Namibe: Estudantes do Instituto Pascoal Luvualu vencem feira do inventor

Moçâmedes - Os inventores Alfredo Manuel e Isidro Manuel, estudantes do Instituto Médio Pascoal Luvualu, do curso de Informática, venceram nesta última sexta-feira, na cidade de Moçamedes, a V edição da antecâmara da feira do inventor/criador angolano, na categoria tecnologia de informação com o projecto "Robot Time 320".

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Namibe:jovens estudantes apresentam suas obras na feira do inventor e criador no Namibe

Foto: osvaldo serafim

Namibe:jovens estudantes apresentam suas obras na feira do inventor e criador no Namibe

Foto: osvaldo serafim

No referido projecto, os criadores angolanos implementaram um sistema onde o computador poderá comunicar-se com o utilizador, dando-lhes todas instruções e, por sua vez o meio apenas obedece as regras do inventor.

Os estudantes explicam que computador obedece instruções de voz , como por exemplo: computador abre o Word, desliga, escreve o texto, escreve de inglês para línguas nacionais.

Na categoria de Mecânica ficou também um estudante do mesmo instituto, com o projecto “ Carter Cross” apresentando uma motorizada que funciona apenas com a gasolina sem a parte eléctrica.

Para o terceiro lugar, o Instituto médio “ Hélder Neto”, arrebatou a categoria das Telecomunicações, com a invenção de uma central de atendimento telefónica.

Nesta feira foram ainda classificados os estudantes do instituto médio agrário de Kapangombe, município da Bibala, na categoria da Agricultura, com o projecto de adaptação de motobombas com dois motores para irrigação do campo e o PUVIV, com o projecto de tratamento de águas residuais.

O director do Gabinete provincial da Educação Ciência e Tecnologia no Namibe, Valério Arcanjo, aconselhou aos vencedores a melhorarem os seus trabalhos desde a parte teórica como a pratica, para que possam estar bem representados na feira do inventor criador angolano, em Setembro na capital do Pais.

nnnn

Leia também
  • 05/02/2019 15:49:02

    Encarregados comparticipam no salário dos protectores escolares

    Moçâmedes - Pais e encarregados de educação, directores e coordenadores escolares vão comparticipar, a partir deste ano lectivo, no pagamento do salário dos protectores escolares (guardas) e auxiliares de limpeza, na província do Namibe.

  • 05/02/2019 15:17:52

    Curso de Administração Local e Autarquias começa com 35 alunos

    Moçâmedes- Trinta e cinco estudantes estão matriculados no primeiro ano do curso de Administração Local e Autarquias no Instituto Médio de Administração e Gestão do Namibe, anunciou, nesta terça-feira, o director da instituição, Alfredo Capitango de Lúcio.

  • 24/01/2019 14:55:54

    Icolo e Bengo com mais de 100 novos professores

    Luanda - Cento e 47 novos professores foram admitidos no Concurso Público da Educação, em 2018, no município de Icolo e Bengo, ficando por preencher 139 vagas, disse o director municipal da educação, Afonso Nkuansambo.

  • 11/01/2019 14:42:45

    Instituto de Saúde no Namibe com 120 vagas para dois cursos

    Moçâmedes - Cento e vinte vagas estão disponíveis para os estudantes da 10ª classe, no Instituto Politécnico de Saúde, nos cursos de nutrição e estomatologia no município de Moçâmedes, província do Namibe.