Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

04 Novembro de 2018 | 08h19 - Actualizado em 04 Novembro de 2018 | 06h25

Cuanza Norte: Insuficiência de docentes pode condiciona entrada de novos estudantes

Ndalatando - O reduzido número de docentes na Escola Superior Politécnica do Cuanza Norte pode condicionar a entrada de novos estudantes na instituição, no ano lectivo de 2019.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Cuanza Norte: Decano da Escola Superior Politécnica, Pedro Vita

Foto: Diniz Simão

Escola Superior Politécnica do Cuanza Norte

Foto: Lucas Leitão

O facto foi revelado, sábado, em Ndalatando, pelo decano da instituição, Pedro Vita, durante um encontro com discentes, no âmbito de um acampamento académico de estudantes da Universidade Kimpa Vita (UNIKIV), que decorreu  na capital do Cuanza Norte.

 Sem  avançar o número de professores necessários,  disse que a  instituição dispõe, actualmente, de 74 docentes das carreiras de investigação e docência, dos quais apenas 44 são efectivos, sendo os demais colaboradores, facto que também está a condicionar a abertura de novos cursos.

Asseverou que a Escola depara-se ainda com constantes atrasos no pagamento das ordens de saque pelo Ministério das Finanças, o que tem inviabilizado o seu funcionamento.

"A instituição até agora ainda dispõe de ordens de saque do ano de 2017 e de alguns meses do corrente ano”, deu Pedro a conhecer Pedro  Vita.

Em função dessas dificuldades, acrescentou, as receitas arrecadadas das propinas dos estudantes do curso pós-laboral é que servem para o pagamento das despesas correntes do centro universitário, do pessoal colaborador, assim como para a manutenção das infra-estruturas, entre outras necessidades.

Os professores colaboradores, que face tal situação, só tiveram remuneração até Julho último, situação que constrange e compromete o processo académico da instituição.

O decano da Escola informou ainda que para o melhoramento da qualidade do ensino a instituição tem protocolos firmados com diversas Universidades, sobretudo da cidade do Porto, Portugal, onde os docentes têm feito cursos de mestrado e de doutoramento.

Com três mil e 324 estudantes matriculados no presente ano lectivo,  a Escola Superior Politécnica do Cuanza Norte inaugurada a 11 de Abril de 2011 lecciona os cursos de “Análises Clínicas e Saúde Pública”, “Administração Pública”, “Contabilidade e Gestão”, “Informática de Gestão” e “Engenharia Eletrotécnica”.

Desde a sua inauguração, a Escola já lançou 500  licenciados para o mercado de trabalho.

A  Universidade Kimpa Vita, sedeada na província do Uíge conta com quadro  unidades  orgânicas e compreende a 7ª  região académica do País.

Leia também
  • 06/02/2019 02:07:52

    Cuanza Norte: Polícia Nacional devolve mobiliários escolares roubados

    Ndalatando - Pelo menos mil e 147 mobiliários escolares diversos, que haviam sido roubados em várias escolas de Ndalatando, sede da província do Cuanza Norte, foram devolvidas terça-feira, ao Gabinete Provincial da Educação, pela Brigada de Segurança Escolar da Polícia Nacional.

  • 04/02/2019 23:26:07

    Munícipes de Quiculungo beneficiam de escola primária

    Ndalatando- Os habitantes da sede municipal de Quiculungo, província do Cuanza Norte, beneficiaram de uma escola do ensino primário, inaugurada segunda-feira no âmbito das comemorações dos 58 anos do início da luta armada de libertação nacional.

  • 27/01/2019 22:07:16

    JMPLA prepara jovens para ingresso ao ensino superior

    Uíge - Seiscentos e 34 jovens que pretendem ingressar no ensino superior este ano terminaram sábado, na cidade do Uíge, um curso preparatório e de orientação escolar gratuito, promovido pelo secretariado provincial da JMPLA.

  • 27/01/2019 04:33:09

    JMPLA encerra ciclo preparatório e de orientação escolar gratuíto

    Cuito - Mais de quinhentos jovens candidatos ao ingresso no ensino superior no município do Cuito, Bié, encerraram sábado a quinta edição do ciclo de preparatório e orientação escolares, promovido pela Organização Juvenil do MPLA.