Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

29 Outubro de 2020 | 18h05 - Actualizado em 29 Outubro de 2020 | 18h05

BDA desembolsa KZ 13 mil milhões para alívio económico

Luanda - Treze mil milhões de Kwanzas é o montante já desembolsado pelo Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) nos quatro meses de operacionalização das linhas de financiamento à produção nacional.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Os empréstimos feitos no âmbito do Programa de Alívio Económico, cujo processo teve início a 6 de Julho,  num total de 215 projectos de crédito já aprovados.

Os 13 mil milhões referidos, de acordo com uma nota a que a Angop teve acesso,  corresponde ao valor empregue no financiamento de 111 projectos, sendo que estão em fase de formalização os restantes 90 projectos, que serão financiados após o processo de contratualização.

O BDA diz ter  recepcionado , até ao momento, 249 processos de candidaturas, tendo sido aprovados 215 projectos, com uma taxa de aprovação de 86%.

Dos projectos aprovados, 10 são para a importação de insumos agrícolas, como fertilizantes,  para o reforço da capacidade dos produtores agrícolas.

Os restantes 90% são créditos concedidos à comercialização de produção nacional ligados  à distribuição e comercialização, de forma a fazer chegar à mesa dos consumidores o que no país produz.

São beneficiários dos empréstimos, agricultores das províncias de Luanda, com 39, Huíla, com 22, Bié, com 18, Benguela e Lunda Sul, ambas com  14 projectos cada uma.

"O incentivo à produção nacional passa também pelo exercício de   boas práticas de um ciclo virtuoso do crédito bancário, exigindo-se, por isso, maior rigor nos processos e procedimentos dos solicitantes e na avaliação de cada projecto" , lê se no documento.

A carteira de créditos total aprovada pelo BDA, neste período, é de kz 31  mil milhões, com os quais se dá resposta ao programa de Alívio Económico, cujo objectivo é incentivar à produção nacional, sem se deixar de ter em conta a necessidade de assegurar as boas práticas de um ciclo virtuoso do crédito bancário.

O Banco exige, por isso, maior rigor nos processos e procedimentos dos solicitantes e na avaliação de cada projecto.

No sector agrícola, o BDA já financiou mais de 500 projectos em 14 anos.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 29/10/2020 17:46:32

    Redução da taxa do IEC pode salvar fábricas

    Luanda - A Associação das Indústrias de Bebidas de Angola (AIBA) aguarda pela redução, pelo Executivo, das taxas do Imposto Especial de Consumo (IEC) aplicado ao sector das bebidas, que enfrenta baixos níveis de facturação devido ao contexto actual.

  • 28/10/2020 22:31:36

    Ministro quer programas agrícolas resilientes

    Luanda - O ministro das Relações Exteriores, Téte António, destacou, nesta quarta-feira, a necessidade de se construir e tornar resilientes os sistemas da agricultura e das pescas, no actual contexto marcado pela pandemia da Covid-19, pragas, alterações climáticas.

  • 26/10/2020 23:11:44

    Bodiva atinge valor record de AKz 1 bilião no mercado secundário

    Luanda - A Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA) registou, de Janeiro a dia 21 deste mês (Outubro), o record de um bilião de kwanzas no volume de negociação, ao ultrapassar os mil milhões de kwanzas transaccionados no mercado secundário da dívida pública.