Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

30 Setembro de 2020 | 21h10 - Actualizado em 30 Setembro de 2020 | 21h25

Sonangol aposta em centro de investigação científico

Luanda - A Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol) tem em agenda, para 2021, o início da construção de um centro de investigação científico e inovação.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Edifício da Sonangol

Foto: Pedro Parente

A estrutura surge no âmbito do programa de reestruturação da petrolífera nacional, no quadro da aprovação e implantação da nova macroestrutura da empresa, à luz de dois Decretos Presidenciais que estabelecem as bases gerais e estratégicas para a criação de um Centro de Investigação e Tecnologia.

De acordo com a Sonangol, em comunicado a que a Angop teve acesso, o referido centro vai

identificar  projectos estratégicos para a organização, no âmbito do desenvolvimento do conhecimento.

A construção tem início previsto para 2021 e termo em 2022, num espaço físico que albergará várias outras instituições de ensino superior, de formação profissional e incubadoras de empresas, como parte de um Pólo de Investigação Científica e Tecnológica.

O referido pólo a ser criado é uma iniciativa do Ministério dos Recursos Naturais e Petróleos (MIREMPET) em parceria com a Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANPG) e operadoras multinacionais, como a norueguesa Equinor.

O referido Centro de Investigação Científica é Inovação (CIITIP) a ser construído, faseadamente, nas proximidades do Instituto Nacional de Petróleos e do Instituto Superior de Petróleos, na cidade do Sumbe, província do Cuanza Sul, actuará como órgão assessor, consultivo e de carácter permanente, para monitorar, avaliar e decidir sobre actividades de investigação e inovação, assim como aferir as condições existentes e os recursos disponibilizados, de forma a garantir a excelência em termos de produtividade.

A instituição prevê perseguir, igualmente, o incentivo ao desenvolvimento científico, tecnológico e a sustentabilidade da Sonangol e do sector petrolífero nacional.

A sua actuação estará alinhada à potencialização da cadeia de valor da Sonangol e do sector, sobretudo a necessidade de exploração, desenvolvimento, produção, refinação e petroquímica, energia renovável e desenvolvimento sustentável.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 30/09/2020 21:24:06

    BNA avalia riscos do uso do "Blockchain"

    Luanda - O governador do Banco Nacional de Angola (BNA), José de Lima Massano, disse, nesta quarta-feira, que estão a ser avaliados os riscos do uso da tecnologia de pagamento em dinheiro "criptográfico" conhecido por "Blockchain".

  • 30/09/2020 09:54:04

    MINEA avalia projecto AH Baynes

    Luanda - O Ministério da Energia e Águas (MINEA) avaliou, na terça-feira, o grau de implementação e execução das acções do projecto do Aproveitamento Hidroeléctrico Baynes, na província do Cunene.

  • 29/09/2020 08:46:39

    Falhas no SIGFE provocam duplicação de salários

    Luanda - O Ministério das Finanças anunciou hoje, terça-feira, que falhas no Sistema Integrado de Gestão Financeira (SIGFE) provocaram a duplicação no pagamento dos salários referentes ao mês de Setembro, de um número significativo de funcionários públicos.