Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

24 Setembro de 2020 | 15h40 - Actualizado em 24 Setembro de 2020 | 15h40

Cooperativas assinam memorando para financiamento

Ndalatando - Dezoito cooperativas assinaram, esta quinta-feira, em Ndalatando, província do Cuanza Norte, com o governo local e o Instituto Nacional de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) um memorando para a implementação de medidas de apoio financeiro, com vista a facilitar o acesso ao financiamento do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O memorando de entendimento envolve cooperativas agrícolas, agropecuária e de pescas e vai permitir que cada uma tenha acesso a um empréstimo que varia entre 50 a 150 milhões de kwanzas.

 O crédito terá um período de reembolso de 24 meses, a uma taxa de juro de 3,2 por cento sobre o montante financiado, com período de carência equivalente a um ciclo de produção agrária.

De acordo com o director do Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado, Fernando Humberto Mesquita, o acordo assegura, atempadamente, recursos financeiros para as cooperativas melhorarem as suas capacidades de gestão e produtivas.

O financiamento é resultado dos memorandos de implementação do Programa de Apoio ao Crédito (PAC) rubricados entre o Ministério da Economia e Planeamento e o Banco de Desenvolvimento de Angola, o Fundo de Garantia de Crédito e oito bancos comerciais de direito angolano.

Além dos representantes das cooperativas, tomaram parte do memorando de entendimento responsáveis dos gabinetes provinciais para o Desenvolvimento Económico Integrado, Agricultura, Pescas e Pecuárias e do Instituto Nacional de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) e o Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA).

No Cuanza Norte estão controlados 750 cooperativas de diversos ramos de actividade económica, dos quais apenas 18 foram seleccionadas, nesta primeira fase, para acederem aos financiamentos do BDA.

Além da assinatura de acordos com as cooperativas, o INAPEM no Cuanza Norte já assinou também protocolos de financiamento de tesouraria de operadores de comércio e distribuição, prevendo-se que seja feito também com os operadores de transportes de mercadoria, para facilitar a aquisição de viaturas.

No ramo do comércio e distribuição foram apurados, para financiamento, três candidatos no Cuanza Norte, um dos quais beneficiou de um crédito no valor de 70 milhões de Kwanzaa, para exercer a actividade de compra e venda de produtos agrícolas, estando os demais a aguardar pelo financiamento.

As iniciativas enquadram-se âmbito da implementação das medidas de alívio económico aprovadas pelo Governo, a 9 de Abril, para "mitigar o impacto dos efeitos negativos" da pandemia na economia angolana.

Avaliado em 488 mil milhões de kwanzas, o pacote financeiro deve ser monitorizado pelo Instituto Nacional de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) e implementado pelo Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), para mitigar os efeitos nefastos que vivem as diversas empresas nacionais.

Leia também
  • 24/09/2020 12:57:12

    BDA desembolsa mais de 10 mil milhões de Kwanzas

    Lubango -O Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) desembolsou, até à presente data, 10,8 mil milhões de Kwanzas, dos 17,6 mil milhões previstos aos operadores para a compra de produtos com o selo nacional, no quadro da Linha de Crédito de Alívio Económico.

  • 22/09/2020 21:03:49

    AIPEX assina memorando para apoio a investidores nacionais

    Luanda - Um memorando de cooperação, tendente a apoiar investidores angolanos e norte-americanos, foi rubricado, esta terça-feira, em Luanda, pela Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX ) e a sua congénere dos Estados Unidos de América (Select USA).

  • 22/09/2020 20:05:11

    IGAPE assina contratos de adjudicação de AKZ 33 mil milhões

    Luanda - O Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE) assinou, esta terça-feira, contratos de adjudicação de nove activos de privatizações de unidades industriais da Zona Económica Especial (ZEE) e de três unidades têxteis, no valor de 33 mil milhões de kwanzas.