Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

01 Setembro de 2020 | 17h44 - Actualizado em 01 Setembro de 2020 | 17h44

Polícia Fiscal apreende embarcações com 60 toneladas de peixe miúdo

Sumbe - Duas embarcações com 60 toneladas de peixe miúdo foram apreendidas hoje, terça-feira, pela Polícia Fiscal Aduaneira na província do Cuanza Sul, por violação das normas marítimas.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Denominadas “Mar Sol 1 e 2, as embarcações foram apreendidas por prática de pesca de arrasto de malhagem de dimensões inferiores às recomendadas pelo Ministério da Agricultura e Pescas, tendo em conta o período de maturação do peixe, indica uma nota da Polícia Fiscal Aduaneira.

As referidas embarcações foram escoltadas até à baía do município do Porto Amboim, onde foram inspeccionadas por uma equipa multisectorial, estando sob custódia da Capitania do Porto e do Serviço Nacional Pesqueira e Aquicultura (SNFA).

Em declarações à Angop, o presidente da Associação dos Pescadores do Cuanza Sul, Bernardo Mateus, reprovou a acção dos pescadores, realçando que a pesca de cerco tem destruído as espécies marítimas.

“Temos estado a denunciar que, especialmente a espada, camalesso, sardinha, camutongo e Godinho, têm sido pescados sem as dimensões necessárias para o consumo, dai que os 172 quilómetros lineares de costa do Cuanza Sul devem ser permanentemente fiscalizados, sob pena de continuarmos a destruir a biomassa”, salientou.

O Cuanza Sul conta com 72 embarcações pesqueiras que operam com artes de cerco, também conhecida por rapa. O sector é dominado pela pesca artesanal por falta de um porto pesqueiro para as embarcações do tipo industrial e semi-industrial.

Leia também
  • 29/08/2020 19:39:35

    Feira do Campo arrecada nove milhões de kwanzas

    Quibala: Nove milhões de kwanzas foram arrecadados na 1ª edição da Feira do Campo, que decorreu sexta-feira e sábado, no município da Quibala, província do Cuanza Sul.

  • 29/08/2020 09:22:46

    FAO promove agricultura por contrato em Angola

    Quibala - O Fundo das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) anunciou sexta-feira, no município da Quibala, província do Cuanza Sul, que está a promover em Angola a agricultura por contrato, numa parceria com o Governo angolano.

  • 29/08/2020 08:40:45

    Ministro da Agricultura sugere melhoria das vias para o campo

    Quibala - O ministro da Agricultura e Pescas, Francisco de Assis, apelou sexta-feira, no município da Quibala, província do Cuanza Sul, os governos provinciais a melhorarem as vias de acesso às zonas de produção, visando reduzir as perdas pós-colheitas.