Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

14 Julho de 2020 | 18h53 - Actualizado em 14 Julho de 2020 | 18h53

RAAP na Lunda Norte marcado para final de Julho

Dundo - Trinta e nove agentes de campo vão, a partir da última semana de Julho do ano em curso, assegurar o Recenseamento Agro-pecuário e Pescas (RAPP) na província da Lunda Norte, lançado formalmente a 20 de Setembro de 2019 no país.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

RAAP arranca no final de Julho na Lunda Norte

Foto: ANGOP

Segundo o responsável do Instituto Nacional de Estatística (INE) na Lunda Norte, Leão Cazadi, os agentes de campo, apurados por via de um teste, estão a beneficiar de uma formação na provincia de Malanje em matérias relacionadas com estratégias do RAPP, procedimentos do preenchimento da listagem, estratégias de campo, aspectos de listagem e comunitário, entre outras.

Disse que o processo vai durar dois meses nos 10 municípios onde já foram criados gabinetes de recenseamento.

Estima-se que a província da Lunda Norte tenha 1.343 criadores de gado bovino nos municípios do Caungula, Capenda Camulemba, Chitato, Cambulo e Lucapa.

Até 2016, o Gabinete da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural, controlava 6.421 bovinos, 5.670 suínos, 5.177 ovinos, 6.582 caprinos e 40 mil aves.

O RAPP destina-se a recolha de dados fiáveis sobre a agricultura, criação de animais e pescas a nível da região, de modo a conhecer o volume de produção, localização e os meios utilizados nesta actividade.

Será realizado em aldeias, bairros, comunas e municípios do país, cujas informações ajudarão o Executivo a criar melhores condições para apoiar as actividades dos agricultores, criadores de animais e pescadores.

Está a cargo do Ministério da Economia e Planeamento, através do Instituto Nacional de Estatística (INE), em parceria com o Ministério da Agricultura e Pescas.

Leia também
  • 08/07/2020 18:10:36

    MPLA quer rigor na fiscalização do PIIM

    Dundo - O primeiro secretário do Comité Provincial do MPLA na Lunda Norte, Ernesto Muangala, defendeu hoje, quarta-feira, maior rigor na fiscalização da execução física e financeira dos 64 projectos inscritos no Plano Integrada de Intervenção aos Municípios (PIIM), em curso nos dez municípios.

  • 07/07/2020 19:30:26

    Camponesas do Cuilo beneficiam de instrumentos agrícolas

    Cuilo - Duas associações de camponesas, no município do Cuilo, província da Lunda Norte, receberam hoje, terça-feira, instrumentos de trabalho, para aumentarem a produção e o rendimento familiar, visando o combate à fome e à pobreza no meio rural.

  • 03/07/2020 08:48:43

    Mina do Muquita prevê produzir cinco mil quilates de diamantes/mês

    Lucapa - A cooperativa mineira de Muquita, na província da Lunda Norte, prevê produzir, na fase inicial, cinco mil quilates de diamantes/mês, em três blocos de exploração, informou quinta-feira o director das operações da empresa, António Ferreira.