Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

10 Julho de 2020 | 11h43 - Actualizado em 10 Julho de 2020 | 11h42

Polícia detém envolvidos em roubo de gado em Ambaca

Camabatela - Três cidadãos acusados de estarem envolvidos em roubo de gado bovino, no município de Ambaca, província do Cuanza Norte, foram detidos pela Polícia Nacional (PN), na quinta-feira.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

De  acordo com o porta-voz da delegação municipal da PN, Adilson José Adão, os cidadãos em causa estão indiciados na prática de furto em diversas fazendas de Ambaca.

O oficial da corporação avançou que estão a desenvolver acções de prevenção e combate ao roubo de gado nas comunidades rurais da região.

O município de Ambaca conta com um efectivo bovino estimado em nove mil animais distribuídos em 50 fazendas.

Ambaca faz parte do Planalto de Camabatela, região que conta com uma área de um milhão e 410 mil hectares, que compreende os municípios de Ambaca e Samba Caju (Cuanza-Norte), Cacuso, Calandula e Cahombo (Malanje), Negage, Puri, Bungo, Alto Cawale, Cangola e Damba ( província do Uíge.

A região conta com 280 fazendas, repartidas entre as províncias de Cuanza Norte, Malanje e Uíge, 50 das quais localizadas no município de Ambaca, que tem como sede a vila de Camabatela.

Actualmente, estima-se que haja no Planalto de Camabatela mais de 20 mil cabeças de gado bovino, com predominância para as raças nelor, brama, cimental e a gentia ou autóctone.

No âmbito do programa de repovoamento animal do Planalto de Camabatela e no quadro dos acordos assinados com o Tchad, Angola começou a receber em Março último as primeiras cinco mil cabeças de um total de 75 mil a serem entregues nos próximos oito anos.

Leia também
  • 09/07/2020 17:00:14

    INE faz registo de dados nas fazendas da Banga

    Banga - Uma equipa de técnicos do Instituto Nacional de Estatística (INE), no Cuanza Norte, chefiada pelo supervisor provincial, Igor Bernardo Quimila, realizou, de segunda (06) a quarta-feira (8), uma visita de trabalho de constatação às fazendas no município da Banga, no quadro de programa da instituição relacionado ao censo agro-pecuário, que arranca este ano em todo o país.

  • 07/07/2020 20:25:37

    Projecto avícola de Lucala inicia comercialização de frangos

    Lucala - O projecto avícola do município do Lucala, província do Cuanza Norte, começou hoje, terça-feira, a comercializar cinco mil frangos, para abastecer o mercado local.

  • 27/06/2020 10:58:11

    Projectos com dificuldades em aceder ao crédito por falta de garantias

    Ndalatando - Pelo menos 900 projectos da agricultura, pesca, comércio, turismo e indústria, na província do Cuanza Norte, submetidos em 2019 à banca para financiamento, no âmbito do Prodesi, estão a encontrar dificuldades para aprovação, por falta de garantias.