Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

10 Julho de 2020 | 11h31 - Actualizado em 10 Julho de 2020 | 11h30

IDF investe no aumento da produção de mel

Huambo - O Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDF) na província do Huambo prevê, este ano, o aumento dos níveis de produção do mel, de 500 toneladas, para mais de 600, tendo em conta os investimentos feitos nesta área.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A informação foi avançada hoje, sexta-feira, à ANGOP, pelo chefe dos serviços técnicos e fiscalização desta instituição, Amilton Caetano, que realçou a entrega de kits completos de apicultura às cooperativas e associações, assim como o facto de não ter havido estiagem no presente ano, como a base para o aumento dos níveis de produção.

Outro factor, segundo o responsável, está relacionado com o lançamento, em 2019, do Programa de Fomento Apícola na província do Huambo e não só, numa iniciativa do Ministério da Agricultura, que facilitou o acesso aos meios de produção de mel, em escola industrial.

Amilton Caetano disse que a materialização deste programa trouxe também vantagens no domínio da formação técnica dos apicultores.

Assim, destacou o responsável, os municípios de Huambo, sede da província com o mesmo nome, Ecunha, Cachiungo, Bailundo, Mungo e Chinjenje como sendo os principais produtores de mel do Planalto Central de Angola.

Segundo o responsável, tendo em conta a quantidade de mel que se produz na província do Huambo os apicultores almejam, para os próximos tempos, exportar o excedente.

Deste modo, o responsável informou que o Ministério da Agricultura tem estado a trabalhar para a concretização deste desiderato, por via de instituições internacionais.

A província do Huambo, habitada por dois milhões, 519 mil e 309 habitantes, distribuídos em 11 municípios, controla, actualmente perto de 800 apicultores, distribuídos em associações e cooperativas.

Assuntos Província » Huambo  

Leia também
  • 08/07/2020 13:51:31

    BUE constitui mais de 700 empresas no Bailundo

    Bailundo - O Balcão Único do Empreendedor (BUE) no município do Bailundo (Huambo) constituiu mais de 700 empresas de diversos ramos da actividade comercial, entre Junho de 2019 à presente data, com a entrada em vigor do processo de simplificação dos serviços.

  • 08/07/2020 11:13:36

    Autoridades do Bailundo prevêem vacinar 185 mil animais

    Bailundo - As autoridades do município do Bailundo (Huambo) prevêem vacinar, nos próximos dez dias, um efectivo de 185 mil animais, para preveni-los de diversas doenças, algumas das quais com transmissão directa aos humanos.

  • 03/07/2020 14:46:18

    MOSAP II impulsiona produção agrícola na Calenga

    Caála - Dois sistemas de irrigação, de um total de sete previstos, serão construídos este mês, na comuna da Calenga, município da Caála (Huambo), no quadro do Projecto de Agricultura Familiar e Comercialização (MOSAP II), com o objectivo de impulsionar a produção agrícola e evitar interrupções nesta época seca.