Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

01 Julho de 2020 | 18h01 - Actualizado em 01 Julho de 2020 | 18h01

AAPCIL quer extensão do prazo de pagamento do imposto industrial

Lubango - A Associação Agropecuária Industrial e Comercial da Huíla, (AAPICIL) quer que o governo alargue o prazo do pagamento do imposto industrial para mais três meses, a fim de permitir que os empresários angariem alguma receita, pois estão em dificuldades financeiras, face à covid-19.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Huíla: Paulo Gaspar - presidente da aapcil

Foto: Morais Silva

Em declarações à Angop, o presidente do grémio, Paulo Gaspar, justificou o facto de grande parte das micro, pequenas, médias e grandes empresas, não terem um contabilista próprio e muitas empresas contratam os serviços de terceiros com este fim.

“Nós estamos a pedir a ministra das Finanças, no sentido de fazerem o adiamento de três meses para a entrega do modelo do imposto industrial para facilitar os empresários, pois neste momento já estão em incumprimento, já que para o grupo (B) terminou em Maio e para o (A) acabou em 30 de Junho, o que significa que o empresariado ainda que esteja falido terá de  pagar ao Estado uma multa”, ressaltou.

Sem revelar números, lamentou o facto de haver empresas nesta altura a despedir trabalhadores e urge a criação de mecanismos junto da banca comercial, no sentido de apoiar esta classe e evitar o surgimento de uma legião de desempregados.

Fez saber que as empresas do ramo de entretenimento e outras de pequenas dimensões não estão a facturar desde Janeiro último e não se sabe quando é que voltam a fazê-lo.

Leia também
  • 01/07/2020 12:37:44

    Mais de 100 empresas aderem aos projectos de financiamento do Governo

    Lubango - Cento e 84 empresas da província da Huíla manifestaram, até ao momento, o interesse de aderirem aos projectos de financiamento do Governo angolano, com o objectivo de incentivar e melhorar a qualidade e quantidade da produção nacional.

  • 01/07/2020 10:43:12

    Nove projectos do PIIM em execução na Humpata

    Humpata - Nove dos 12 projectos sociais incluídos no Plano Integrado de Intervenção nos municípios (PIIM) estão já em execução no município da Matala, província da Huíla.

  • 01/07/2020 08:53:31

    Famílias da Cacula começam a receber dinheiro do Kwenda

    Cacula - Duas mil e 800 famílias seleccionadas no município da Cacula, província da Huíla, receberam nesta segunda-feira, a ajuda financeira de 25 mil Kwanzas, no quadro do programa de fortalecimento do Sistema Nacional de Protecção Social, denominado Kwenda, correspondente a um trimestre.