Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

21 Março de 2020 | 16h30 - Actualizado em 22 Março de 2020 | 10h10

Vandalização do pré-pago causa prejuízos AKz 33 milhões

Lubango - Quatro mil e 327 contadores do sistema pré-pago de eneregia eléctrica foram vandalizados de Janeiro a presente data pelos próprios consumidores da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE-EP), no Lubango, tendo causado prejuízos avaliados em 33 milhões de kwanzas.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Huíla: Wilson Haukelo - porta-voz da ENDE

Foto: José Filipe

A ENDE tem instalou desde 2016 pelo menos 23 mil e 116 contadores do sistema pré-pago nos municípios do Lubango, Matala, Chibia e Humpata (Huíla), segundo o porta-voz da empresa, Wilson Haukelo, que falava hoje à Angop.

O responsável afirmou que os clientes da ENDE desinstalam o aparelho e fizeram ligações-directas, para evitar o pagamento do consumo, acção que provocado prejuízos à empresa em termos de arrecadação de receitas.

Informou que a empresa abriu um processo-crime junto da Policia de Investigação Criminal (PIC), para responsabilizar os autores do vandalismo.

“A par disso, a ENDE desenvolve um trabalho de localização e combate à vandalização de contadores, bem como da actualização dos dados dos clientes singulares e colectivos, no quadro da fiscalização de contadores pré-pago, para continuar a garantir a redução de perdas comerciais e a correcta facturação a todos clientes”, disse.

A ENDE prevê para este ano a instalação de 13 mil e 415 contadores do sistema pré-pago, dos quais 759 serão montados no município de Quipungo.

A ENDE tem controlado mais de 80 mil clientes em toda a extensão da província Huíla.

Leia também
  • 21/03/2020 07:32:04

    Central Térmica do Cuito em regime experimental

    Cuito - A nova central térmica de 20 megawatts, instalada no bairro Caluapanda, a 10 quilómetros a Sul da cidade do Cuito (Bié), trabalha já em regime experimental desde Fevereiro do ano em curso, informou, sexta-feira, o director do Gabinete Provincial de Infra-estruturas e Serviços Técnicos, Abel Guerra.

  • 20/03/2020 18:39:34

    Distribuidores de produtos têm alimentos para três meses

    Luanda - O presidente da Associação de Empresas de Comércio e Distribuição Moderna de Angola (Ecodima), Raul Mateus, afirmou esta sexta-feira, em Luanda, que existem produtos e bens complementares disponíveis no país para três meses.

  • 20/03/2020 12:41:11

    Cuando Cubango suspende transportação de madeira

    Menongue - O governo do Cuando Cubango suspendeu quinta-feira, por tempo indeterminado, a transportação de madeira em toda a extensão da província, para impedir que esse material saía sem passar pelo Entreposto criado para o efeito.