Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

17 Março de 2020 | 18h28 - Actualizado em 18 Março de 2020 | 13h33

AGT aprova regras para liquidação do IVA

Luanda - Os contribuintes enquadrados nos regimes geral e transitório do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), com pagamentos igual ou superior a 100 milhões de kwanzas, passam a efectuá-los por via da Referência de Pagamentos ao Estado (RUPE).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

De acordo com uma nota a que a Angop teve acesso, os contribuintes que tenham dificuldades em efectuar pagamentos  de montante igual ou superior  a 100 milhões  de  kwanzas  em  qualquer  instituição  bancária podem recorrer aos bancos Standard Bank Angola (SBA),  Banco de  Negócios  Internacional (BNI), Caixa  Geral  Angola  e  de Crédito do Sul.

Estas instituições  bancárias, segundo a AGT, já  tem à disposição o novo modelo  de pagamento  denominado "RUPE-STC - Sistema  de  Transferência  a Crédito",  uma ferramenta constante do Documento  de Cobrança (DC), gerada  aquando da  submissão  electrónica da Declaração  Periódica  do IVA  (Modelo 7), independentemente  do valor a pagar.

Conforme uma nota, a partir  do dia 17 de Abril, fica proibida  a transferência  de valores  para a conta  do Banco  de Comércio e Indústria (BCI), onde  foi aberta  uma  conta denominada  “Conta  Receita-IVA" ou  qualquer  outra  conta de  arrecadação.

“A referida conta ficará bloqueada  para créditos que  não sejam  feitos via RUPE”, lê-se no  comunicado assinado pelo presidente do Conselho de Administração da AGT, Cláudio dos  Santos.

A  AGT  tem registado mais três mil e 34 contribuintes do regime geral, 3500 do regime transitório e 5.000 do regime de não-sujeição.

Entre Janeiro e Fevereiro deste ano, a AGT arrecadou, com a cobrança do Imposto Sobre o Valor Acrescentado (IVA), 14 mil milhões de kwanzas, que permitiram reembolsar 2,6 mil milhões aos contribuintes aderentes.


 

Assuntos Finanças  

Leia também
  • 16/03/2020 15:03:19

    IVA reembolsa 2,6 mil milhões de kwanzas

    Luanda - Cento e 14 mil milhões de kwanzas foram arrecadados entre Janeiro e Fevereiro deste ano, em sede do Imposto sobre Valor Acrescentado (IVA), o que permitiu reembolsar 2,6 mil milhões de kwanzas aos contribuintes aderentes.

  • 12/03/2020 18:13:06

    BNA quer mais divulgação do sistema financeiro

    Lubango - O Banco Nacional de Angola (BNA) reconhece existir ainda alguma deficiência de informação no relacionamento das pessoas com o sistema financeiro, declarou hoje a sub-directora do departamento de Inclusão Financeira do Banco Central, Margareth da Silva.

  • 05/03/2020 21:17:04

    AGT prorroga prazo para regularização das dívidas

    Luanda - A Administração Geral Tributária (AGT) prorrogou, nesta quinta-feira, o prazo para o pagamento das dívidas tributárias contraídas até ao ano de 2017, para 30 de Setembro deste ano.