Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

21 Fevereiro de 2020 | 20h41 - Actualizado em 21 Fevereiro de 2020 | 20h40

Cuanza Sul ganha Centro de Apoio à Pesca Artesanal

Sumbe - A província do Cuanza Sul conta desde hoje (sexta-feira) com um Centro de Apoio à Pesca Artesanal, inaugurado pela Ministra das Pescas e do Mar, Maria Antonieta Baptista.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ministra das Pescas e do Mar, Maria Antonieta Baptista, efectua vista de trabalho no Cuanza Sul.

Foto: Joaquim Tomas

Interior do centro de apoio a pesca artesanal no Cuanza Sul

Foto: Joaquim Tomas

Situado na zona das Salinas, zona litoral do Sumbe, a infra-estrutura tem disponível câmara de conservação (com capacidade para 15 toneladas), uma fábrica de gelo (sete toneladas), secadeira, conservação, embalagem e comercialização.

Orçado em dois milhões e 824 mil dólares, o empreendimento foi edificado em dois anos e seis meses e ocupa uma área de mais de dois mil metros quadrados.

 Cofinanciamento pelo Governo angolano e o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), o centro criou 80 empregos directos.

Na ocasião, a ministra das pescas, Maria Antonieta Baptista, disse ser um investimento voltado para o bem-estar das populações, representando um impulso à pesca artesanal.

Fez saber que o centro de apoio terá uma ponte cais, cujo financiamento será suportado pelo Orçamento Geral do Estado (OGE).

Na sua óptica, o Centro de Apoio à Pesca Artesanal constitui mais-valia para o relançamento do sector pesqueiro na região por proporcionar condições básicas para o efeito.

A província do Cuanza Sul tem uma zona costeira de 178 quilómetros lineares que abrange os municípios do Sumbe e Porto Amboim.

Leia também
  • 21/02/2020 20:19:38

    Governo cria condições para empresa pesqueira

    Sumbe - A empresa pesqueira privada Wang Festão poderá brevemente iniciar a sua actividade, segundo anunciou, esta sexta-feira, no Sumbe, província do Cuanza Sul, a ministra das Pescas e do Mar, Maria Antonieta Baptista.

  • 18/02/2020 12:34:25

    Cuanza Sul: Arranque do cultivo do algodão condicionado

    Sumbe - O cultivo do algodão na província do Cuanza Sul poderá arrancar no próximo ano, desde que sejam ultrapassados alguns constrangimentos, entre eles a desmatação de mil e 500 hectares, soube a Angop, segunda-feira.

  • 13/02/2020 19:28:08

    Administração do Sumbe distribui semente de milho

    Sumbe - A administração municipal do Sumbe, província do Cuanza Sul, distribuiu hoje, nas comunas da Gangula, Gungo e Quicombo, uma tonelada e 600 quilogramas de semente de milho da variedade Cateta, no âmbito do programa de aumento da produção e combate à pobreza.