Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

30 Maio de 2019 | 17h51 - Actualizado em 30 Maio de 2019 | 19h26

Bengo regista aumento da exploração rochas em três meses

Caxito - A província do Bengo produziu no primeiro trimestre deste ano, um milhão por metros cúbicos de burgau, areia, gesso, calcário, rochas asfálticas e brita, contra 290 mil e 731 produzidos no período homólogo de 2018.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Cresce exploração graúdo e miúdo (arq)

Foto: Angop /Lunda Norte

Este volume de produção permitiu arrecadar cerca de dois milhões de kwanzas, com a comercialização de 988 mil e 859 metros cúbicos de minério.

Apesar de Caxito, Mabubas, Barra do Dande, Panguila e Libongos serem consideradas as zonas de maior extracção mineira da província, é no município do Dande (Quicabo) onde está concentrada a maior produção e número de empresas.

A província tem 33 empresas mineradoras, das quais 60 por cento  dedica-se à exploração de brita, 37 por cento explora burgau, areia e calcário e três  por cento produz gesso, rochas asfálticas e quartzo.

Destas, 28 estão em funcionamento e cinco paralisadas, devido à crise económica e financeira.

O director provincial do comércio, indústria e recursos minerais no Bengo, Manuel Fernando disse hoje, em entrevista à Angop, que neste  momento a direcção estuda a possibilidade da descoberta de novos recursos, com destaque para o ouro, que está a ser explorado apenas no município de Nanbuangongo.

Neste domínio, existem também na província  projectos de prospecção em curso na comuna do Piri (Dembos), numa área de 1.738 quilómetros quadrados, enquanto no Bula Atumba e parte do Dande (Úcua) estão previstos estudos nos próximos tempos.

Em 2018, foram produzidos na província do Bengo 196 mil 357 metros cúbicos de brita, burgau, areia, gesso, calcário, rochas asfálticas e quartzo.

Luanda com 90 por cento e Bengo com 10 por cento são os principais consumidores da produção, já que a província ainda não exporta.

Nos últimos cinco meses, o sector mineiro criou 674 postos de trabalho.

Assuntos Província » Bengo  

Leia também
  • 30/05/2019 17:53:25

    Banco Sol disponibiliza mais de 100 mil milhões de kwanzas

    Caxito - Cento e vinte e oito mil milhões de kwanzas é o valor do micro-crédito disponibilizado, este ano, pelo Banco Sol, para apoiar os jovens empreendedores do País, no âmbito de uma parceria com o Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social.

  • 22/05/2019 11:02:11

    Sobe número de participantes na Feira da Banana do Bengo

    Caxito - Duzentos e trinta expositores nacionais e estrangeiros deverão participar na oitava edição da feira da Banana, que se realiza de 21 a 23 de Junho próximo, na província do Bengo.

  • 20/05/2019 18:16:21

    Bengo aposta no relançamento do sector industrial

    Caxito - O governo da província do Bengo vai transformar a “Região do Triângulo”, área que compreende os municípios dos Dembos, Bula Atumba, Pango Aluquém e Nanbuangongo, numa verdadeira área industrial, à semelhança do Pólo Industrial de Viana, em Luanda.