Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

15 Novembro de 2019 | 13h41 - Actualizado em 15 Novembro de 2019 | 14h01

Receitas fiscais na fronteira registam redução

Cambulo - A delegação aduaneira no Dundo arrecadou 300 milhões de kwanzas, nos últimos 11 meses, uma redução de AKz 20 milhões, resultado da cobrança de impostos da actividade comercial na localidade do Chicolondo, fronteira entre Angola a RDCongo.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Receitas fiscais em queda

Foto: Divulgação

No período homólogo de 2018, a colecta de impostos na referida delegação aduaneira rendeu 320 milhões de kwanzas.

Em declarações quinta-feira à imprensa, à margem da visita efectuada pelo governador da Lunda Norte, Ernesto Muangala, ao posto fronteiriço do Chicolondo, o responsável dos serviços aduaneiros, Camilo Chavite, disse que este valor resulta do pagamento de impostos.

Sublinhou que o nordeste do município de Cambulo tem sido o principal corredor de trocas comerciais e de importação e exportação de produtos dos dois países (Angola e RDC).

Mensalmente, em média, 25 caminhões transportam mercadorias diversas de Angola para as províncias de Kananga, Lualaba, Kassai Central e Kassai (RDC).

A visita do governador visou constatar os resultados obtidos, depois de um ano e seis meses da implementação dos mercados fronteiriços na comuna.

A Lunda Norte situa-se no Nordeste de Angola e faz fronteira a Norte e a Leste com a República Democrática do Congo, a Sul com a província da Lunda Sul e a Oeste com a província de Malanje. Está dividida administrativamente em nove municípios e 25 comunas.

Com a República Democrática do Congo (RDC) partilha duas delimitações de fronteira, a Norte e a Leste, através das províncias de Bandundu, Kassai Ocidental e Katanga. A sua extensão fronteiriça é de 770 kms com a RDC, sendo 650 km por terra e 120 km fluviais.

Essa extensão territorial é assegurada por especialistas de duas Unidades da Polícia de Guarda Fronteira (UPGF): a 6ª e 7ª.

A fronteira terrestre vai a partir da margem direita do rio Cuango, município com o mesmo nome, até ao Posto de Guarda Fronteira do Itanda, na área do Catemba, município de Cambulo.


 

Leia também
  • 06/11/2019 23:56:32

    Ano agrícola envolve 184 mil famílias na Lunda Norte

    Dundo - Cerca de cento e oitenta mil famílias camponesas na Lunda Norte estarão envolvidas na campanha agrícola 2019/2020, aberta quarta-feira, na localidade de Calumbia, município do Chitato, com 200 mil e 608 hectares de terra preparados.

  • 04/11/2019 19:32:19

    Lunda Norte tem novos autocarros para transporte público

    Dundo - Três novos autocarros públicos entraram hoje em circulação no casco urbano dos municípios de Chitato, Lucapa e Cambulo, província da Lunda Norte.

  • 01/11/2019 17:16:35

    Governo incentiva mulheres a elevar produção agrícola

    Dundo - O vice-governador para os serviços técnicos e infra-estruturas da província da Lunda Norte, Lino Dos Santos, incentivou hoje, sexta-feira, as mulheres do meio rural a elevar a produção de forma a aumentar as rendas e garantir a subsistência das famílias.