Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

13 Novembro de 2019 | 10h35 - Actualizado em 13 Novembro de 2019 | 15h11

Pescadores de Cazanga recebem meios de fiscalização

Dondo - A comunidade da lagoa de Cazanga, no município de Cambambe, província de Cuanza Norte, beneficiou, nessa terça-feira, de duas lanchas a remo e de artefactos para a fiscalização da actividade pesqueira.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A pesca fluvial faz parte das actividades das comunidades (Arquivo)

Foto: Clemente dos Santos

Os meios foram oferecidos pela organização ADPP à associação de pescadores locais, e entre os quais constam equipamentos de protecção individual, balanças e uma motorizada de apoio às equipas em serviço, com intuito de disciplinar a actividade pesqueira na região.

Para trablahr com os meios a ADPP  recrutou e treinou seis fiscais e três monitores, no âmbito do fomento da pesca artesanal em quantidade e qualidade aceitáveis, voltada para o auto-sustento das famílias pesqueiras da região.

A coordenadora do projecto de desenvolvimento comunitário "AFAP" da ADPP, Ana Daniela Queiróz, precisou que a sua organização controla 106 pescadores, que doravante serão monitorados para o combate às más práticas que perigam as espécies piscatórias.

A responsável apontou o uso de redes com malhas inferiores a 3.5 polegadas, a prática de pesca a muduco (uso de instrumentos sonoros artesanais para afugentar o cardume), a inobservância do período de desova, como práticas que atentam a qualidade do pescado, com prejuízos avultados para as comunidades pesqueiras.

Actualmente, os níveis de captura na lagoa de Cazanga rondam os dois mil e 950 kilogramas/ mês, uma produção que, segundo o coordenador da lagoa, António Manuel Kibeto, está muito a quem do desejado.

O processo de apoio à pesca artesanal da ADPP é seguido da componente educativa, com a promoção de aulas de alfabetização, dirigido a pescadores das lagoas de Cazanga (Cuanza Norte), Zenza do Golungo, no município do Dande (Bengo), à comunidade de Boaventura, no município do Icolo e Bengo (Luanda) e ao município de Malanje (Malanje). Esta última integrada na componente aquicultura.

Leia também
  • 08/11/2019 12:55:48

    Governo do Cuanza Norte entrega 40 tractores a empresários

    Camabatela - Quarenta tractores e respectivas alfaias foram entregues hoje a oito empresários, na localidade do Luínga, município de Ambaca, pelo governador da província do Cuanza Norte, Adriano Mendes de Carvalho, a fim de apoiar o sector agrícola na região.

  • 05/11/2019 20:37:28

    Centro de Larvicultura do Mucoso retoma produção

    Ndalatando - O Centro de Larvicultura do Mucoso, na província do Cuanza Norte, retomou a sua produção normal de tilápia e alevinos, no passado mês de Agosto, após seis meses de paralisação, derivada de restrições no fornecimento de água e ração.

  • 04/11/2019 19:23:32

    Cooperativas de pescadores denunciam vandalismo em Calumbo

    Luanda - Responsáveis das cooperativas de pescadores da comuna de Calumbo, no município de Viana, em Luanda, denunciaram a existência de cidadãos, nacionais e estrangeiros, que vandalizam e destroem a fauna das lagoas naquela localidade.