Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

12 Novembro de 2019 | 04h10 - Actualizado em 13 Novembro de 2019 | 14h54

Lunda Sul: Campanha agrícola envolve mais de 43 mil famílias

Cacolo - Quarenta e três mil e 896 famílias camponesas estão envolvidas na presente campanha agrícola 2019/2020 na Lunda Sul, a ter lugar num espaço preparado de 61.270 hectares, na localidade de Nacatende, cujo arranque foi procedido nesta segunda-feira, em Cacolo, pelo governador provincial, Daniel Neto.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Lunda Sul:Campanha agrícola envolve mais de 43 mil famílias camponesas

Foto: ANGOP

Lunda Sul: Aposta no cultivo do milho

Foto: ANGOP

Enquadrado nos festejos do 44º aniversário da Independência Nacional, o acto serviu igualmente para a entrega simbolica 40 toneladas de adubos compostos, 13 de ureia, 14 de sulfato de amónio, cinco mil enxadas, duas mil e 901 catanas e mil machados.

Segundo o director do gabinete provincial da Agricultura, Nelson Senguitale, a província da Lunda Sul é rica em recursos hídricos e reúne condições ideais para o cultivo de outras culturas como arroz, milho, batata-rena, batata-doce, ananás, banana, manga e hortícolas.

Avançou que as famílias estão repartidas em 135 associações, cinco cooperativas e pequenos agricultores, que vão plantar o milho, feijão, com vista a diversificar o plantio da mandioca, cuja previsão de colheita é de 307 mil toneladas de produtos diversos.

Por seu turno, o governador da Lunda Sul, Daniel Neto, disse que o governo vai continuar a apoiar os camponeses com material de trabalho e solicitou mais organização destes, para que os programas sejam bem direccionados.

Fez saber que a província tem disponíveis 36 tractores que serão entregues a brigadas que irão trabalhar junto dos camponeses no processo de mecanização das áreas, com vista a aumentar a produção e combater a fome e a pobreza no meio rural.

A campanha agrícola 2018/2019 foram preparados manualmente, 101 mil e 241 hectares e 426 mecanizados, tendo colhido mais de 800 mil toneladas de produtos diversos, como mandioca, batata-doce e feijão.

Leia também
  • 13/11/2019 13:40:26

    UE disponibiliza mais de 7 milhões euros para projecto PALOP-TL

    Luanda - A União Europeia (UE) confirmou hoje, em Luanda, ter iniciado no princípio deste ano o financiamento de 7,7 milhões de euros, para apoiar o Programa para consolidação da governação económica e sistema de gestão das finanças dos países africanos de língua portuguesa e Timor Leste.

  • 12/11/2019 23:57:49

    Três províncias ganham apoio da África do Sul

    Pretória- Angola e a África do Sul intensificam contactos exploratórios para captar investimentos a serem aplicados em zonas agrárias remotas das províncias de Malange, Bié e Cuando Cubango pelo seu potencial agropecuário.

  • 12/11/2019 13:39:37

    País regista redução das importações

    Luanda - O País vive agora uma redução das importações, tendo registado no primeiro trimestre deste ano uma queda a volta de 50 % da importação, revelou nesta terça-feira, em Luanda, o secretário de Estado da Economia, Sérgio Santos.