Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

15 Dezembro de 2018 | 17h42 - Actualizado em 15 Dezembro de 2018 | 19h02

Emissão local do alvará comercial acelera operações económicas

Mbanza Kongo - O secretário de Estado do Comércio, Amadeu Leitão Nunes, afirmou neste sábado, em Mbanza Kongo, Zaire, que a emissão e impressão do alvará comercial nas respectivas províncias vão acelerar as operações comerciais dos agentes económicos locais.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Amadeu Leitão Nunes, Secretário de Estado do Comércio

Foto: Alberto Juliao

Em declarações à imprensa, à margem do acto de lançamento do processo de emissão e impressão do alvará comercial para as pequenas empresas a nível da província do Zaire, Amadeu Nunes disse que o processo enquadra-se na estratégia do Ministério do Comércio, visando descentralizar e modernizar os serviços.

Com este processo, disse, reduz para dois a três dias o prazo de entrega do documento ao utente, contra os 30 dias que durava antes quando era emitido a partir de Luanda, permitindo assim benefícios recíprocos entre os comerciantes e os consumidores.

De acordo com secretário de estado, com o lançamento da emissão e impressão do alvará no Zaire, faltarão as províncias de Cabinda, Cunene e Cuando Cubango, para a conclusão do processo a nível nacional.

Pediu aos utentes dos alvarás a utilizarem o documento dentro das regras estabelecidas por lei em vigência, frisando que o trespasse do mesmo é punível.

A direcção provincial do Zaire do gabinete do Comércio, Indústria e Recursos Minerais controla mil e 275 estabelecimentos comerciais de venda a grosso, a retalho e precário.

Participaram no encontro, orientado pelo vice-governador para o sector político, económico e social, António Félix Kialungila, membros do governo provincial, agentes económicos, autoridades tradicionais, entre outros convidados.

Leia também
  • 06/02/2019 11:23:48

    Camponeses mais capacitados sobre práticas agrícolas

    Mbanza Kongo - Noções que se prendem com a aplicação de adubos, densidade de sementeira, compasso e tamanho das estacas de mandioca, obtenção, selecção e cultivo em curvas de níveis para a protecção dos solos foram transmitidas a 572 camponeses na província do Zaire, no decorrer da primeira fase da campanha agrícola 2018/2019.

  • 05/02/2019 10:48:40

    Cuimba ganha primeira agência bancária

    Mbanza Kongo - A vila do Cuimba, situada a 62 quilómetros a Nordeste da cidade de Mbanza Kongo, conta, desde segunda-feira, com uma dependência do Banco de Poupança e Crédito (BPC), a primeira a abrir as portas naquela localidade, desde 1975.

  • 02/02/2019 19:13:44

    China promete mais investimentos nos sectores da agricultura e indústria

    Soyo - O embaixador da China em Angola, Cui Aimin, reiterou sexta-feira, na cidade do Soyo, província do Zaire, o apoio do seu país no desenvolvimento dos sectores da agricultura e indústria.

  • 26/01/2019 14:34:52

    Apreendidos USD 90 mil no posto fronteiriço do Luvo

    Mbanza Kongo - Noventa mil dólares norte americanos que estavam a ser transportados para a República Democrática do Congo (RDC) foram apreendidos sexta-feira, na comuna fronteiriça do Luvo, município de Mbanza Kongo, província do Zaire.