15 Dezembro de 2018 | 17h42 - Actualizado em 15 Dezembro de 2018 | 19h02
Emissão local do alvará comercial acelera operações económicas
Mbanza Kongo - O secretário de Estado do Comércio, Amadeu Leitão Nunes, afirmou neste sábado, em Mbanza Kongo, Zaire, que a emissão e impressão do alvará comercial nas respectivas províncias vão acelerar as operações comerciais dos agentes económicos locais.

Envia por email
Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Corrigir
Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Amadeu Leitão Nunes, Secretário de Estado do Comércio
Foto: Alberto Juliao
Em declarações à imprensa, à margem do acto de lançamento do processo de emissão e impressão do alvará comercial para as pequenas empresas a nível da província do Zaire, Amadeu Nunes disse que o processo enquadra-se na estratégia do Ministério do Comércio, visando descentralizar e modernizar os serviços.
Com este processo, disse, reduz para dois a três dias o prazo de entrega do documento ao utente, contra os 30 dias que durava antes quando era emitido a partir de Luanda, permitindo assim benefícios recíprocos entre os comerciantes e os consumidores.
De acordo com secretário de estado, com o lançamento da emissão e impressão do alvará no Zaire, faltarão as províncias de Cabinda, Cunene e Cuando Cubango, para a conclusão do processo a nível nacional.
Pediu aos utentes dos alvarás a utilizarem o documento dentro das regras estabelecidas por lei em vigência, frisando que o trespasse do mesmo é punível.
A direcção provincial do Zaire do gabinete do Comércio, Indústria e Recursos Minerais controla mil e 275 estabelecimentos comerciais de venda a grosso, a retalho e precário.
Participaram no encontro, orientado pelo vice-governador para o sector político, económico e social, António Félix Kialungila, membros do governo provincial, agentes económicos, autoridades tradicionais, entre outros convidados.
Assuntos Ministério do Comércio Província » Zaire
Leia também
-
06/02/2019 11:23:48
Camponeses mais capacitados sobre práticas agrícolas
Mbanza Kongo - Noções que se prendem com a aplicação de adubos, densidade de sementeira, compasso e tamanho das estacas de mandioca, obtenção, selecção e cultivo em curvas de níveis para a protecção dos solos foram transmitidas a 572 camponeses na província do Zaire, no decorrer da primeira fase da campanha agrícola 2018/2019.
-
05/02/2019 10:48:40
Cuimba ganha primeira agência bancária
Mbanza Kongo - A vila do Cuimba, situada a 62 quilómetros a Nordeste da cidade de Mbanza Kongo, conta, desde segunda-feira, com uma dependência do Banco de Poupança e Crédito (BPC), a primeira a abrir as portas naquela localidade, desde 1975.
-
02/02/2019 19:13:44
China promete mais investimentos nos sectores da agricultura e indústria
Soyo - O embaixador da China em Angola, Cui Aimin, reiterou sexta-feira, na cidade do Soyo, província do Zaire, o apoio do seu país no desenvolvimento dos sectores da agricultura e indústria.
-
26/01/2019 14:34:52
Apreendidos USD 90 mil no posto fronteiriço do Luvo
Mbanza Kongo - Noventa mil dólares norte americanos que estavam a ser transportados para a República Democrática do Congo (RDC) foram apreendidos sexta-feira, na comuna fronteiriça do Luvo, município de Mbanza Kongo, província do Zaire.