Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

09 Julho de 2020 | 16h49 - Actualizado em 09 Julho de 2020 | 19h24

Apoios da FIFA incentivam recandidatura de Artur Almeida

Luanda - O presidente cessante da Federação Angolana de Futebol (FAF), Artur de Almeida e Silva, afirmou nesta quinta-feira, em Luanda, que se recandidatou ao cargo para o período 2020/2024, a fim de materializar os projectos de desenvolvimento a serem financiados pela Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Presidente da FAF, Artur Almeida e Silva

Foto: Henri Celso

O dirigente admite que o seu elenco cumpriu apenas 70 por cento do programa anterior, muito condicionado pela situação de crise financeira do país e que afectou também a FAF.

Em declarações à Rádio - 5, explicou, a título de exemplo, que a FAF necessitava de 12 milhões de dólares norte-americanos/ano, mas recebeu apenas cerca de 600 mil dólares, por parte do Ministério da Juventude e Desportos. 

Acrescentou que como a pretensão da FAF era transformar o futebol nacional numa grande indústria, recorreu à "diplomacia internacional", já que os patrocinadores internos haviam-se retirado e pendia também sobre o país a suspensão dos apoios por parte da FIFA.

Das dificuldades, Artur Almeida e Silva argumentou que quando assumiu o cargo, em 2016, encontrou um passivo equivalente a 10 milhões de dólares, relativos ao atraso de pagamento de três meses de salários dos trabalhadores, 15 anos de dívidas com a segurança social, entre outras, agora já liquidadas na totalidade.

“O país entrou em uma grande crise que afectou o futebol, condicionando os nossos planos e objectivos. Assim, quem nos poderia salvar é a FIFA, a quem recorremos e prometeu-nos ajuda, depois da conclusão de uma auditoria interna. Por isso, somos candidatos a dar cumprimento e materialização dos projectos existentes”, disse.

Sobre promessas de apoios da FIFA, que poderá acontecer nos próximos meses, apontou a quantia de um milhão e meio de dólares, dos quais uma parte será canalizada na aposta e desenvolvimento do futebol feminino.  

As questões de organização interna, afastamento de responsáveis, relacionamento com associações provinciais, clubes, selecções nacionais, trabalhos da comissão, para criação da futura liga, também mereceram referências por parte do líder da FAF, anunciando a indicação dos treinadores Kito Ribeiro, para a equipa de sub-20, e Mitó da Silva, nos sub-17.

Nas provas internas, devido à pandemia que prolifera pelo mundo, a FAF cancelou o campeonato nacional da primeira divisão (Girabola 2019/20), quando faltavam cinco jornadas para o fim.

Na altura, o Petro de Luanda era o líder, com 54 pontos, seguido do 1º de Agosto (51, com um jogo a menos), sendo que estas duas formações representarão o país na Liga dos Clubes Campeões de África.

Quanto à corrida ao posto de direcção da FAF, além do presidente cessante, Artur Almeida e Silva, estão igualmente Norberto de Castro, Dino Paulo e António Gomes, dirigentes desportivos e antigos praticantes.

Assuntos Futebol  

Leia também
  • 11/07/2020 07:15:08

    Sporting vence Santa Clara com golo de Cabral

    Luanda - O Sporting venceu esta sexta-feira a Santa Clara, por 1-0, em jogo da 31.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, numa partida em que Jovane Cabral voltou a ser decisivo, ao marcar o golo da vitória.

  • 11/07/2020 06:18:51

    UEFA sorteia "quartos" da Champions

    Luanda - A União das Associações Europeias de Futebol (UEFA) divulgou sexta-feira os jogos por disputar dos oitavos-de-final da Liga de Clubes Campeões "Champions2019/20", bem como o sorteio dos quartos-de-final.

  • 10/07/2020 15:07:58

    Pepé António vence eleições na APF Huíla

    Lubango - O candidato da lista B, Pedro Francisco António, venceu nesta sexta-feira, as eleições na Associação Provincial de Futebol da Huíla, superando a concorrência de Zinga Carlos.

  • 09/07/2020 19:57:42

    Estádio Sagrada Esperança em obras

    Dundo - A reabilitação do estádio Sagrada Esperança, na Lunda Norte, iniciada esta semana e consubstanciada na substituição dos bancos de suplentes, da vedação e das balizas, termina nos próximos 15 dias, visando o Campeonato Nacional de futebol e a Taça da Confederação Africana.