Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

11 Março de 2020 | 18h48 - Actualizado em 11 Março de 2020 | 18h42

Caxita referência de Angola no Zonal Africano

Luanda - A Mestre Internacional (MI) Esperança Caxita é a referência da selecção nacional de xadrez que participará no Zonal Africano 4.5, a disputar-se de 27 de Março a 5 de Abril próximo, no Lesoto.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Xadrezista angolana Esperança Caxita

Foto: Henri Celso

Xadrezista angolana Esperança Caxita

Foto: Henri Celso

A atleta do 1º de Agosto, tricampeã africana de júnior, venceu a prova em 2019, decorrida no Madagáscar, diferente da presente edição que é qualificativa ao Campeonato do Mundo em 2021, na Rússia.

Com uma força de jogo de 1878 (pontuação elo) e três normas internacionais, Caxita procura atingir 2.300 pontos para sagrar-se Grande Mestre, um título já mais alcançado por um atleta angolano.

A selecção nacional será ainda constituída pela estreante Mestre Fide Luzia Pires, campeã africana de júnior Ghana2019 (Elo 1779), os masculinos Eduardo Pascoal, Mestre Fide (Elo 2143) e Sérgio Miguel, também Mestre Fide (Elo 2353).

Sob liderança do vice-presidente da Federação Angolana de Xadrez (FAX), António Assis, a equipa nacional segue dia 25 próximo para o palco da competição.

Ao longo do histórico da modalidade, Angola obteve a qualificação para um campeonato do mundo apenas uma vez, em 2007, por intermédio do Mestre Internacional Adérito Pedro.

Assuntos Xadrez  

Leia também