Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

26 Janeiro de 2020 | 04h48 - Actualizado em 27 Janeiro de 2020 | 11h37

Polidesporto: Alunos encorajados a prática do desporto escolar

Lubango - A ministra da educação, Ana Tuavanje Elias encorajou no sábado, no Lubango, os alunos/atletas a empenharem-se na formação académica aliada a prática do desporto escolar, visando garantir um crescimento psico-motor saudável.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O desporto escolar  constitui oportunidade para o estudante demonstrar habilidades desportivas e competências de vida que são relevantes para que os alunos/atletas e outros jovens da comunidade escolar possam se rever cada vez mais.

Discursando no acto de encerramento dos 10ºs Jogos Nacionais Escolares, decorridos nesta urbe, a titular da pasta destacou a importância do certame, porquanto, ajuda a reduzir significativamente os custos elevados com a saúde, aumenta a produtividade, promove o intercâmbio cultural, a inclusão, integração social e fair-play.

Acrescentou que este factor revela-se num processo de educação física na perspectiva de contribuir, igualmente, no aumento da frequência escolar e melhorar o desempenho de aprendizagem promovendo, simultaneamente, uma página de competências e valores para a vida.

Reforçou que o exercício físico regular e uma boa dieta alimentar, são meio caminho andando para proporcionar a boa forma física na prevenção de varias doenças e/ou enfermidades e está inserido no Plano Nacional de Formação de Quadros (PNFQ), é uma aposta do executivo para a intensificação e dinamização do mesmo.

“Os jogos escolares testam e validam a inovação desportiva criativa, competitiva, e partilham valores para a excelência, amizade e o respeito”, - disse.

Segundo a governante os alunos/atletas ao longo da realização dos jogos escolares, demonstraram o seu talento desportivo, bem como partilharam experiências e forjaram novas amizades.

No âmbito do incentivo e apoio que os pais dão aos filhos,  devem mantê-los sempre no caminho certo para se tornarem cidadãos promissores e de bem, com o direito de participarem na vida escolar a qual se concretiza através da colaboração e iniciativas de promoção de melhoria da qualidade de ensino e da sua harmonização, incluindo de em acções motivadoras da aprendizagem e da assiduidade que se pretende no seio deles.

Participaram na 10ª edição dos jogos nacionais escolares sob o lema: “Desporto escolar uma ferramenta de formação da criança para uma sociedade justa, igualdade e fraternidade”, 16 das 18 províncias do país, com ausência das províncias do Zaire e Cabinda por não se apurarem na competição.

Leia também
  • 26/01/2020 20:50:18

    Resenha: Na semana dos desportos, angolanos claudicam em África

    Luanda - Na semana de mais um aniversário do dia nacional dos desportos (23 de Janeiro), os representantes angolanos nas Afrotaças e no CAN de andebol masculino falharam os objectivos a que se propuseram na provas em que estiveram engajados.

  • 26/01/2020 14:45:50

    Polidesporto: Cassificação final dos X jogos nacionais escolares

    Lubango - Classificação final dos Décimos Jogos Nacionais Escolares que decorreram de 15 a 25 de Janeiro, na cidade do Lubango (Huila), sob o lema: "Desporto escolar uma ferramenta de formação da criança para uma sociedade justa, igualdade e fraternidade".

  • 24/01/2020 17:03:58

    Hóquei em patins: Académica do Lobito "humilha" Cambonguinhas

    Huambo - A equipa da Académica do Lobito venceu esta sexta-feira, no Planalto Central, os Cambonguinhas do Huambo, por expressivos 19-0, na abertura do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins, na categoria de juvenis masculinos.