Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

15 Outubro de 2019 | 13h34 - Actualizado em 17 Outubro de 2019 | 14h12

PR destaca mecenato e desporto escolar no discurso à Nação

Luanda - A conferência sobre o mecenato, modelos de gestão de Infra-estruturas juvenis e desportivas mereceram destaque, nesta terça-feira, em Luanda, por parte do Presidente da República, João Lourenço.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Presidente da República, João Lourenço, enaltece feitos do desporto

Foto: Pedro Parente

O Chefe de Estado referenciou ainda o trabalho conjunto entre os Ministérios da Educação e dos Desportos para a implementação do desporto escolar.

João Lourenço, que falava na abertura da 3ª Sessão Legislativa da IV Legislatura da Assembleia Nacional, disse que desporto angolano teve resultados satisfatórios, destacando-se a conquista inédita do campeonato do mundo e mais recentemente também o CAN2019 pela selecção nacional de futebol para amputados, disputado em Benguela.

O Titular do Poder Executivo enumerou ainda a medalha de ouro obtida no campeonato africano sénior feminino de andebol, a medalha de ouro na 1ª edição do campeonato africano das Nações em hóquei em patins, a medalha de bronze no campeonato africano de luta greco-romana, além da melhoria da classificação de Angola nos jogos da CPLP e da Região 5.

A realização em Setembro de 2018 da conferência sobre a lei do mecenato, aprovada em 2012 e regulamentada no ano seguinte, foi motivada pela fraca adesão por parte dos empresários que sugerem o aumento dos incentivos fiscais.

Trata-se de uma ferramenta vista como “salvação” do sistema desportivo nacional que actualmente tem o Estado como principal patrocinador.

O Ministério da Educação está encarregue de toda organização, gestão e realização das actividades do desporto escolar, consubstanciadas na realização de jogos provinciais, regionais e campeonatos nacionais.

A conferência sobre os desportos em 2018 serviu para traçar políticas de desenvolvimento com base na priorização das modalidades e aposta nos escalões de formação.

O Ministério da Juventude e Desportos optou pela gestão terceirizada das infra-estruturas, fundamentalmente as construídas por ocasião do Campeonato Africano de futebol, em 2010, e Campeonato do Mundo de hóquei em patins, em 2013.   

Nos dois últimos anos o país destacou-se com importantes conquistas em provas internacionais, algumas das quais inéditas, designadamente, o CAN2019 em futebol para amputados, sexta-feira, em Benguela, com vitória sobre a Nigéria, por 2-0.

Este feito do desporto adaptado sucede ao obtido em 2018, quando na cidade mexicana de San Juan de Los Lagos Angola sagrou-se campeã do mundo. Na final derrotou a Polónia (5-4, aos penáltes após igualdade nula no tempo regulamentar e no prolongamento).

Assuntos Polidesporto  

Leia também
  • 13/10/2019 20:02:26

    Resenha: Conquista no futebol com muletas e caso Capita marcam semana desportiva

    Luanda - A conquista de Angola no CAN de futebol com muleta, a polémica no caso Capita, a disputa da supertaça Vlademiro Romero e mais uma jornada do Girabola2019/20 marcaram a semana desportiva.

  • 06/10/2019 20:30:45

    Resenha: Semana positiva e particular empates

    Luanda - Apesar de cinco empates entre oito partidas do Girabola2019/20, a semana finda teve registo positivo no capítulo desportivo, pois observou-se, nos últimos sete dias, triunfos em várias frentes, com realce para o andebol feminino e o futebol com muletas, que golearam no arranque de provas africanas.

  • 29/09/2019 02:52:18

    Girabola2019/20: A tranquilidade foi o segredo - Albano César

    Luena - O técnico do Cuando Cubango FC, Albano César, apontou sábado, no estádio Mundunduleno do Luena, a tranquilidade como o segredo da vitória, de 1-2, frente o FC Bravos do Maquis, em jogo da sexta jornada do Girabola2019/20.