Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

12 Agosto de 2019 | 01h26 - Actualizado em 12 Agosto de 2019 | 09h03

Jogos da SARPCCO: Angolanas conquistam ouro no xadrez

Luanda - A selecção nacional conquistou domingo, em Luanda, a medalha de ouro do torneio de xadrez por equipas da 10ª edição dos Jogos da Organização Regional da Polícia da África Austral (SARPCCO), que decorrem no país.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Angola conquista ouro em xadrez por equipas

Foto: Francisco Miúdo

Angola, vencedora da edição passada, revalidou o título com 11 pontos, seguida pelo Zimbabwe que totalizou 8,5 pts. Nas posições seguintes ficaram: Moçambique (3 pontos) e Zâmbia (00 pts).

Em individual, a xadrezista Valquíria Rocha (angolana) foi a grande vencedora ao derrotar na final a Zimbabueana, Sally Simon (1-0) e nas outras posições do pódio, ficaram igualmente as angolanas Luzia Ferreira, que derrotou Gumirenhete Tessa (Zimbabwe) e Margarida Susso, que bateu a Mariamo Camacho.

Na classe masculina em xadrez, os representantes angolanos repartiram os pontos com a similar da Zâmbia (09 pontos). Para o desempate ambas vão disputar segunda-feira as 9 horas um match (sistema de desempate no xadrez), para encontrar o vencedor da prova nesta classe.

Já na disciplina de voleibol, a selecção da Polícia Nacional conseguiu outro ouro ao derrotar o Botswana, por 3 set’s a 2. Angola para apurar-se para a final bateu a Zâmbia, por 3 set’s a 1.

A prova de meia maratona prossegue hoje (segunda-feira) com percurso de 21 quilómetros, pelas 8 horas, na centralidade do Kilamba.

E a disputa do terceiro e quarto lugar, em futebol (masculino), no campo 22 de Junho, às 11 horas, entre África do Sul e Zâmbia. A grande final, acontece na terça-feira pelas 15 horas no Estádio dos Coqueiros, entre o Zimbabwe e a Namíbia.

Na disputa das meias finais este domingo, o Zimbabwe venceu a África do Sul (2-1), enquanto a Namíbia derrotou a  Zâmbia (2-1).

No quadro geral, Angola soma um total de 24 medalhas, sendo dez de ouro, quatro de prata e seis de bronze.  

A SARPCCO foi fundada em 1995, por 11 países, designadamente Angola, Botswana, Lesotho, Malawi, Moçambique, Namíbia, África do Sul, Swazilândia (eSwatini), Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe.

Leia também
  • 09/08/2019 21:26:06

    Jogos da SARPCCO: Angolanas conquistam ouro no xadrez

    Luanda - A representação feminina angolana conquistou hoje, em Luanda, a primeira posição do torneio de xadrez no sexto dia de competições da 10ª edição dos Jogos da Organização Regional da Policia da África Austral (SARPCCO), que decorrem no país.

  • 08/08/2019 21:53:58

    Jogos da SARPCCO: Angola conquista bronze

    Luanda - A conquista de medalhas de bronze, em individual e por equipas, por parte de Angola, no corta-mato, disputado na floresta da Ilha do Cabo, marcou hoje (quinta-feira) o quinto dia de competições da 10ª edição dos Jogos da Organização Regional da Policia da África Austral (SARPCCO), que decorrem em Luanda.

  • 08/08/2019 04:22:03

    Futebol: FC do Porto vence Krasnodar na "Champions"

    Luanda - O FC do Porto venceu o Krasnodar por 1-0, esta quarta-feira, na Rússia, em jogo da primeira "mão", da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões.