Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Ciência e Tecnologia

10 Julho de 2020 | 23h12 - Actualizado em 11 Julho de 2020 | 08h09

INFOSI mantém operacionalidade do domínio AO

Luanda - O director-geral do Instituto Nacional de Fomento da Sociedade da Informação (Infosi), Merck Afonso, garantiu estar operacional o domínio AO, ponto de referência de Angola, que permite a localização de empresas particulares e serviços públicos na internet.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Reagindo informações postas a circular nas redes sociais de que o referido domínio registou desactivação momentânea, Merck Afonso garantiu não ter se observado  nenhuma paralisação técnica da infra-estrutura do domínio a nível nacional.

Como prova disso, aponta os serviços públicos, a banca e outros serviços que não sofreram qualquer quebra nos seus registos operacionais.

A falha, prosseguiu, terá ocorrido para as empresas ou particulares que tinham os seus registos já na data limite de validade, tendo solicitado maior organização.

"Estamos a observar o normal funcionamento e gestão da infra-estrutura do domínio.AO. Pela sua importância, as empresas devem cumprir as regras e compliance internacional face à necessidade da reputação e acreditação", sublinhou o responsável.

Conforme Merck Afonso, diante do universo de registos  de domínios  com necessidade de serem viabilizados, o Infosi conseguiu alcançar uma cifra acima dos 70%, uma demonstração da  celeridade no processo feito via online.

Avançou que os titulares dos registos que mais rápido se aperceberam do prazo limite de validação  conseguiram, antecipadamente, garantir a fiabilização das suas contas e não viram os seus serviços  interrompidos.

Em 17 de Junho de 2019, foi relançado o serviço de registo de endereços no domínio.AO com substancial melhoria da taxa de pedido de registo reduzida para oito mil kwanzas para pedidos com um ano de vigência.

Durante os primeiros 6 meses de actividade, foram recebidos 2500 novos pedidos para endereços no domínio.AO, seis vezes mais do que ocorreram nos 5 anos anteriores. 

Esta estatística é válida para apenas um registo homologado.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 07/07/2020 21:27:34

    Nova operadora equilibra mercado de telecomunicações

    Luanda - O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem, afirmou esta terça-feira, em Luanda, que a nova operadora de telefonia licenciada para operar em Angola vai equilibrar o mercado e criar e oportunidades de emprego.

  • 17/06/2020 13:35:27

    Especialista informático quer abordagem sobre crimes cibernéticos

    Luanda - O especialista em crimes cibernéticos, Hélio Pereira, afirmou, na terça-feira, ser necessário a promoção de uma abordagem séria sobre os crimes cibernéticos, face ao aumento de notícias sobre este tipo de crimes no país.

  • 26/05/2020 20:24:28

    Huawei Angola apresenta "Home study"

    Luanda - A multinacional Huawei Angola apresentou, nesta terça-feira, a solução " home study" destinado a suportar o projecto TIC Talent, que envolve instituições do ensino superior ligadas às tecnologias.