Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Ciência e Tecnologia

17 Maio de 2020 | 08h00 - Actualizado em 18 Maio de 2020 | 09h53

Governo destaca papel das telecomunicações

Luanda - O Governo angolano destacou, este domingo, o papel que o sector das telecomunicações e tecnologias de informação desempenha no contexto social e da economia nacional e mundial.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem

Foto: Pedro Parente

O reconhecimento vem expresso numa mensagem do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), alusiva ao 17 de Maio, Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, que se assinala, este ano, sob o lema "Connect 2030: TIC para os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável".

A mensagem ministerial considera que a data representa um momento de avaliação, quer pela sociedade, no seu todo, quer pelos operadores das comunicações electrónicas, em particular.

Na sua saudação, o MINTTICS  considera o sector das telecomunicações e tecnologias de informação "fundamental" no processo de modernização da governação, do desenvolvimento social e económico, bem como da inclusão social.

A nota destaca que o sector das TIC constitui "alavanca fundamental" no processo de desenvolvimento socioeconómico, na luta contra a pobreza e na prossecução dos objectivos do milénio.

De acordo com o MINTTICS, muitas das acções traçadas para o sector, em Angola, já geraram resultados, reflectidos na melhoria contínua da prestação dos serviços públicos e básicos de telefonia, no acesso à internet e nos serviços associados.

O departamento ministerial indica ainda que, fruto dos programas e projectos implementados, o país conta hoje com pelo menos 15 milhões de assinantes de telefonia móvel, sete milhões de utilizadores de internet e mais de dois milhões de subscritores de TV por assinatura.

Noutra perspectiva, lança um apelo aos profissionais das telecomunicações e tecnologias de informação, no sentido de continuarem a trabalhar com "brio e dedicação".

Pede aos utilizadores das comunicações electrónicas para fazerem o "uso responsável" dos serviços digitais e das redes sociais, numa altura em que o mundo enfrenta a Covid-19.

A efeméride é comemorada com a designação de Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação desde 17 de Maio de 2006, por decisão da Assembleia-Geral das Nações Unidas.

Até 2006, comemorava-se, apenas, o Dia Mundial das Telecomunicações, em saudação à fundação da União Internacional das Telecomunicações (UIT), que aconteceu a 17 de Maio de 1865, há precisamente 155 anos.

Esta última é a agência das Nações Unidas especializada em telecomunicações e tecnologias de informação e que tem por missão a padronização e regulação das ondas de rádio e telecomunicações internacionais.

É integrada por 193 países, Angola incluída, e por mais de 700 entidades privadas e académicas mundiais.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 21/04/2020 15:04:57

    Covid-19: Organização cancela ANGOTIC-Angola 2020

    Luanda - A Comissão Organizadora do ANGOTIC- Angola ICT Fórum 2020, evento de tecnologia de informação e de comunicação, cancelou a edição deste ano, devido a pandemia da Covid-19 que assola o mundo.

  • 31/03/2020 22:01:00

    Angola Telecom anuncia normalização dos serviços

    Luanda - A Angola Telecom anunciou, nesta terça-feira, a normalização dos serviços de Internet e voz internacional que trafegam no cabo submarino SAT-3/WASC.

  • 29/03/2020 21:50:47

    Angola Cables mantém comunicações

    Luanda - A Angola Cables anunciou, neste domingo, que se regista uma interrupção no fornecimento de serviços no troço do cabo submarino WACS que liga Seixal (Portugal) a Highbridge (Inglaterra).