Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Ciência e Tecnologia

10 Maio de 2020 | 15h11 - Actualizado em 10 Maio de 2020 | 15h11

Andulo beneficia de mediateca móvel

Cuito - O município do Andulo, a 130 quilómetros a Norte do Cuito, vai contar com uma mediateca móvel, anunciou o governador do Bié, Pereira Alfredo.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Falando no acto de lançamento de sete projectos inseridos no Programa Integrado de Intervenção aos Municípios (PIIM), Pereira Alfredo sublinhou que a infra-estrutura com capicidade para 30 usuários já se encontra no Cuito e será transferida ao Andulo, pelo facto de se justificar a instalação de uma unidade desta dimensão na região.

Neste sentido, segundo o governante, com a implementação da mediateca móvel no Largo das Escolas do Andulo, o Governo pretende alcançar os anseios da população, principalmente da juventude, facilitando o acesso às novas tecnologias de informação.

Saliente-se que os munícipes do Andulo já contam com pontos de internet grátis, desde o ano passado, que está a contribuir na busca de conhecimentos, assim como a permitir a aproximação dos serviços da Administração Pública junto das populações, através do portal do munícipe.

Este projecto, inserido no âmbito do Angola Digital, conta também com 15 computadores instalados na Escola nº 42, na sede municipal do Andulo, ligados a internet.

Com três pontos de acesso, cada um tem a capacidade de suportar 150 usuários em simultâneo, num raio de 300 metros, permitindo que cada utilizador tenha diariamente duas horas de acesso aos serviços de internet livre.

A instalação de pontos de acesso de internet grátis insere-se no projecto Angola Online”, enquanto que o laboratório de informática enquadra-se no projecto Angola Digital, que visa facilitar a inclusão digital dos cidadãos.

Já o Cuito conta com uma mediateca fixa denominada Mediateca Abel Abraão, inaugurada em Novembro de 2019, com capacidade para 180 pessoas, um auditório com 122 lugares, sistema Wi-Fi gratuito, 14 TVs Corporativas, cafetaria com 24 lugares, espaço de leitura com 164 lugares, 86 computadores do tipo Desktop, 25 dispositivos para eBook (iPads) quatro dispositivos de Video-jogos.

Tem uma área de Cultura também para 300 pessoas.

A rede de mediateca de Angola tem como objectivo facilitar o acesso e a participação total da sociedade angolana na Sociedade da Informação e do conhecimento, fortalecer os sistemas educacionais de Angola, contribuir para o desenvolvimento económico e social de Angola.

Leia também
  • 21/04/2020 15:04:57

    Covid-19: Organização cancela ANGOTIC-Angola 2020

    Luanda - A Comissão Organizadora do ANGOTIC- Angola ICT Fórum 2020, evento de tecnologia de informação e de comunicação, cancelou a edição deste ano, devido a pandemia da Covid-19 que assola o mundo.

  • 25/11/2019 19:01:10

    Angola mobiliza investidores em telecomunicações

    Pretória - Angola promove, desde esta segunda-feira, na África do Sul, sessões internacionais de apresentação dos Termos de Referência para atribuição de licença ao 4º operador dos serviços de comunicações electrónicas em solo angolano.

  • 21/11/2019 18:33:00

    Appy Saúde vence prémio de melhor aplicativo de África

    Luanda - O aplicativo de saúde, Appy Saúde, criado por dois angolanos, venceu o prémio de ?Melhor Aplicativo de África?, dos prémios AppsAfrica Awards 2019.