Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

31 Outubro de 2020 | 16h26 - Actualizado em 01 Novembro de 2020 | 20h47

Dia Mundial das Cidades promove desenvolvimento sustentável - ONU Habitat

Nairóbi - Mais da metade da população mundial vive hoje nas cidades, por isso promover o seu desenvolvimento sustentável e fomentar a cooperação entre os países para o planeamento da urbanização constitui um desafio indispensável, noticiou a Prensa Latina.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Com isso em mente, todo dia 31 de Outubro é celebrado o Dia Mundial das Cidades, este ano pela primeira vez sob a observância da África, na cidade queniana de Nakuru.


'O Quénia tem o prazer de ser o primeiro país africano a sediar a Observância Global do Dia Mundial das Cidades. Estamos comprometidos em promover o desenvolvimento sustentável dos assentamentos humanos e urbanos', disse James Macharia, Secretário de Gabinete para Transporte, Infra-estrutura e Habitação, Desenvolvimento urbano e obras públicas deste país.

Nesta ocasião, a comemoração acontecerá virtualmente devido à pandemia Covid-19, que ceifou a vida de mais de um milhão de pessoas nos últimos 10 meses.

O tema da celebração deste ano é 'Cidade Melhor, Vida Melhor', com um apelo à valorização das nossas comunidades.

A ONU-Habitat destaca a capacidade das metrópoles de gerar empregos e riqueza, além de promover a diversidade e a coesão social entre diferentes classes, culturas, etnias e religiões.

Como ele propõe, devem ser um espaço para criar oportunidades, permitir a conexão e interacção entre todas as pessoas e facilitar o uso sustentável dos recursos compartilhados.

Londres (Reino Unido), Nova Iorque (Estados Unidos) e Paris (França) ocupam as três primeiras posições na lista das 100 melhores cidades do mundo para morar, trabalhar, investir e visitar, elaborada pela consultoria internacional Resonance Consultancy.

É seguido por Moscovo (Rússia), Tóquio (Japão), Dubai (Emirados Árabes Unidos), Cingapura, Barcelona (Espanha), Los Angeles (Estados Unidos) e Madrid (Espanha).

Por outro lado, entre os principais destinos urbanos indicados este 2020 no World Travel Awards (considerado o Óscar do turismo) estão também Dubai, Londres, Moscovo e Nova Iorque, entre outros.

Da América Latina destacam-se Guayaquil e Quito (Equador), Mazatlán (México) e Rio de Janeiro (Brasil).

Assuntos Efeméride   Quénia  

Leia também