Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

01 Novembro de 2020 | 14h43 - Actualizado em 01 Novembro de 2020 | 14h43

Campanha para presidenciais arranca no Burkina Faso

Ouagadougou - A campanha eleitoral para a dupla votação presidencial e legislativa de 22 de Novembro, no Burkina Faso, começou neste sábado para terminar a 20 de Novembro, segundo a PANA.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Treze candidatos, incluindo o Presidente cessante, Roch Marc Christian Kaboré, concorrem à eleição, enquanto, para os 127 membros da Assembleia Nacional, 96 partidos, cinco formações políticas e 25 grupos de independentes, ou 10.652 candidatos estão em competição.

O ficheiro eleitoral regista seis milhões 490 mil 144 eleitores, enquanto as eleições serão realizadas no interior como no exterior do país, em  21 mil 155 assembleias de voto.

Para garantir uma campanha pacífica, os actores políticos assinaram segunda-feira passada " um pacto de boa conduta".

“Qualquer candidato ou activista de um partido ou formação política está estritamente proibido de usar difamação, insultos ou qualquer acto de provocação que pode manchar a moral e a serenidade da campanha eleitoral”, declarou o presidente da Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI), Newton Ahmed Barry.

A campanha decorre enquanto várias partes do Burkina Faso estão abaladas por ataques terroristas.

O presidente da CENI indicou que, apesar do difícil contexto nacional com os malefícios da insegurança, “enrolamos, de qualquer forma e com as vossas orações constantes, mais de 94 por cento das 351 comunas, mais de 83 por cento das 9.299 aldeias e sectores do nosso país ".

Assuntos Eleições  

Leia também