Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

23 Setembro de 2019 | 10h03 - Actualizado em 23 Setembro de 2019 | 10h03

Ministério da Saúde confirma sete novos casos de Ébola na RDC

Kinshasa - Sete novos casos de Ébola foram confirmados no fim-de-semana, pelas autoridades de saúde da República Democrática do Congo (RDC), segundo indica um boletim diário do Ministério da Saúde sobre a situação epidemiológica desta doença no país, citado pela PANA.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Dístico do Vírus ÉBOLA

Foto: Divulgação

Segundo o documento, o cúmulo dos casos confirmados e prováveis entre os agentes de saúde é 160, ou seja, cinco por cento dos casos confirmados e casos prováveis dos quais 41 mortos.

Entre  os sete novos casos, um foi registado em Katwa, Kivu-Norte, cinco em Mambasa e um em Komanda, em Ituri.

Três novas mortes de casos confirmados, incluindo dois em Butembo e um em Beni, no Kivu-Norte, foram igualmente registados.

Contudo, não havia nenhum registo de falecimento comunitário até sexta-feira, para além de que três pacientes curados deixaram os Centros de Tratamento de Ébola (CTE), dos quais  um em Beni, outros em Butembo e em Katwa.

Desde a declaração desta epidemia, a 1 de Agosto de 2019, foram registados três mil e 157 casos, dos quais três mil e 46 confirmados e 111 prováveis. No total, houve dois mil e 111 mortos (dois mil falecimentos de casos confirmados e 111 prováveis) e 966 pessoas curadas.

Actualmente, 503 casos suspeitos estão em curso de investigação.

Os dados apresentados neste quadro são susceptíveis de mudar ulteriormente, depois de investigações aprofundadas e redistribuição dos casos e mortes nas suas zonas de saúde respectivas.

A única vacina utilizada nesta epidemia é a rVSV-ZEBOV, fabricada pelo grupo farmacêutico Merck, depois da sua aprovação pelo Comité de Ética, a 20 de Maio de 2018.

A RDC já vacinou 225 mil e 30 pessoas entre as quais os profissionais de saúde,  os contactos e os contactos dos contactos dos pacientes.

Desde o início da epidemia, o total de viajantes controlados (medição de temperatura) nos pontos de controlo sanitário é de 96 mil 271 e 827. Até agora, 111 pontos de entrada e de controlo sanitários foram instaurados nas províncias do Kivu-Norte e do Ituri, para proteger as grandes cidades do país e evitar a propagação da epidemia nos países vizinhos.

Assuntos RDCongo   Saúde  

Leia também
  • 20/09/2019 14:49:23

    RDC/Corrupção: Oitenta porcento das receitas públicas são desviados - Tshisekedi

    Kinshasa - O tesouro público congolês perde anualmente 80% das receitas pública, por causa da corrupção, reconheceu segunda-feira, em Kinshasa, o Presidente Félix Antoine Tshiesekedi Tshilombo.

  • 20/09/2019 14:32:57

    RDC: Julgamento dos repressores de Setembro de 2016

    Kinshasa - Os mandatários da repressão policial de 19 de Setembro de 2016 foram identificados, e serão julgados, escreveu na sua conta Twitter o presidente da Associação congolesa para o acesso à Justiça (ACAJ), Georges Kapiamba.

  • 20/09/2019 10:37:11

    Ataques de milícias na RDC causam 28 mortos

    Kinshasa - Pelo menos 28 pessoas morreram nos últimos dois dias em Ituri, no nordeste da República Democrática do Congo (RDC), anunciaram hoje as Nações Unidas, condenando uma série de ataques de milícias ?contra os deslocados?.