Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

15 Agosto de 2019 | 18h08 - Actualizado em 15 Agosto de 2019 | 18h08

Burundi lança campanha de vacinação contra Ébola

Bujumbura - O ministério burundês da Saúde lançou uma campanha de vacinação anti-Ébola para os profissionais em serviço no ponto de entrada de Gatumba, na fronteira com a República Democrática do Congo (RDC), onde há um ano prevalece uma epidemia desta doença, anunciou a ONU no seu site.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Bandeira do Burundi

Foto: Divulgação

Esta campanha de vacinação, lançada terça-feira, inscreve-se no quadro das medidas de prevenção e de preparação a uma eventual aparição do vírus no Burundi, precisa a fonte.

A acção está a ser implementada em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o apoio financeiro da Aliança de vacinas (GAVI).

“O Escritório Regional da OMS para África recebeu doses da vacina contra o Ébola, que fornece protecção contra a estirpe do vírus, que actualmente afecta a RDC”, indica a ONU.

Embora a vacina ainda não tenha sido aprovada e o seu uso não tenha sido licenciado comercialmente, esta mostrou-se segura e eficaz durante os surtos de Ébola registados na África do oeste, nota o relatório da ONU, precisando que mais pesquisas científicas são necessárias antes que a vacina possa ser licenciada

Utilizada para fins humanitários para proteger as pessoas mais expostas ao risco de epidemia do Ébola, esta vacina será administrada aos agentes sanitários que operam nas zonas prioritárias onde há maior risco de transmissão da doença, precisa a mesma fonte.

Trata-se do pessoal de saúde que trabalha nos pontos de entrada, bem como outros indivíduos potencialmente expostos, incluindo os agentes de laboratório, as equipas de vigilância e os responsáveis ​​pela realização de enterros dignos e seguros.

Nenhum caso de doença do vírus Ébola foi diagnosticado no Burundi, assegurou a OMS, sublinhando que a preparação continua a ser crucial.

Assuntos Burundi  

Leia também
  • 10/07/2019 16:42:11

    Cólera afecta 28 pessoas em três dias no Burundi

    Bujumbura - Pelo menos 28 pessoas foram atingidas por um surto de cólera desde domingo, segundo os serviços de saúde em Rugombo, província de Cibitoke (noroeste do Burundi), informou hoje o Colectivo de Jornalistas Independentes SOS-Media Burundi, citando uma fonte médica.

  • 09/07/2019 17:17:55

    Burundi beneficia de ajuda japonesa de um milhão de dólares

    Bujumbura - Uma ajuda japonesa de um milhão de dólares acaba de ser desbloqueada para o financiamento de um projecto destinado às vítimas das "epidemias e catástrofes naturais" no Burundi, anunciou hoje à rádio nacional Rtnb o secretário permanente do ministério burundês dos Negócios Estrangeiros, Isidore Ntirampeba.

  • 04/07/2019 19:37:10

    Burundi: Governo rejeita "diálogo inclusivo" lançado pela União Africana

    Bujumbura - O Governo do Burundi rejeitou oficialmente o pedido para a retomada do "diálogo inclusivo", lançado recentemente pela União Africana (UA), anunciou o Executivo burundês em comunicado.